Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa de uma reforma previdenciária e da rápida votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Autor
José Aníbal (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Aníbal Peres de Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Defesa de uma reforma previdenciária e da rápida votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, de 2016, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2016 - Página 14
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • DEFESA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, VOTAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ASSUNTO, ALTERAÇÃO, REGIME FISCAL, LIMITAÇÃO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, REFERENCIA, INFLAÇÃO, EXERCICIO FINANCEIRO ANTERIOR, OBJETIVO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. JOSÉ ANÍBAL (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) – Sr. Presidente.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Gostaria que V. Exª o colocasse agora em votação.

(Interrupção do som.)

    O SR. JOSÉ ANÍBAL (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) – Não é possível, há um monopólio de microfone aqui.

    Presidente, os que estão com os olhos bem abertos – cada vez mais abertos e preocupados –, apesar disso, se recusam a ver a realidade. Não há como vencer esse processo através de um debate racional. Os fatos são totalmente ignorados.

    Agora mesmo o Senador Crivella falou da situação do Rio de Janeiro. Ele não estava aqui fazendo análise da situação do Rio de Janeiro, ele estava constatando a penúria das contas públicas do Rio de Janeiro, que impede aposentados e pensionistas de receber naturalmente os seus salários. E alguém toma o microfone aqui, o Senador Humberto Costa, para dizer que o que está se fazendo com a reforma da previdência é um desastre.

    Desastre foi o que vocês fizeram com o Brasil! Vocês devastaram as contas, os fundos, as empresas e os bancos. E arruinaram a possibilidade de o Estado brasileiro continuar pagando os benefícios previdenciários.

    Diante dessa situação, Sr. Presidente, nós vamos ter tempo para o debate. É preciso que seja feita, rapidamente, a votação desse requerimento e, em seguida, que possamos ler a PEC salvadora, a PEC do teto, a PEC que deixa a oposição transtornada. Porque, ao contrário do que eles dizem, eles sabem que ela é o começo do começo de uma efetiva recuperação do Brasil. Que a gente possa ler e discutir sobre ela, tal como combinado. Mas não combinado com esta oposição, porque esta oposição não cumpre acordo.

    Então, vamos votar e continuar a nossa sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2016 - Página 14