Pronunciamento de Jorge Viana em 08/12/2016
Discurso durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da conclusão das obras na pista de pouso do aeroporto de Rio Branco (AC), e alegria com a retomada dos voos diurnos.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TRANSPORTE:
- Registro da conclusão das obras na pista de pouso do aeroporto de Rio Branco (AC), e alegria com a retomada dos voos diurnos.
- Aparteantes
- Aloysio Nunes Ferreira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/12/2016 - Página 66
- Assunto
- Outros > TRANSPORTE
- Indexação
-
- REGISTRO, CONCLUSÃO, OBRAS, PISTA DE POUSO, AEROPORTO, RIO BRANCO (AC), ESTADO DO ACRE (AC), ALEGRIA (RS), RETOMADA, VOO, PERIODO, DIA.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, e claro que assino embaixo, Senadora Ana Amélia.
Srª Presidente Fátima Bezerra, colegas Senadores, dirijo-me especialmente à população do meu Estado do Acre, porque tenho uma notícia que é resultado de um trabalho duro, difícil; uma notícia que atende a uma expectativa, uma luta travada por toda a população do Acre. Eu, de alguma maneira, emprestei o meu mandato para essa luta, há mais de três anos, e estou me referindo ao ano de 2014, 2013, há quatro anos, que implicava termos uma ação direta no aeroporto de Rio Branco, na pista e também no terminal de passageiros.
E, na próxima quinta-feira, ou seja, daqui a uma semana, fui convidado pela direção da Gol Linhas Aéreas, pediram para que eu ajudasse a organizar e vamos convidar outros colegas Parlamentares para estarmos juntos para participar do voo inaugural, a retomada do voo diurno para Rio Branco. Parece pouca coisa, mas é muito importante o que nós estamos alcançando.
Senador Aloysio, para ir para o Acre, há três anos, só há uma maneira, em voo comercial: na madrugada, de 24 em 24 horas. Ontem à noite, Senador,...
O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Social Democrata/PSDB - SP) – Qual será a frequência desse voo?
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Agora, começa com três dias na semana. Por que esse voo está retornando agora? Porque são três anos de obra na pista de pouso de Rio Branco e no terminal de passageiros. Foi uma luta.
O Governador Tião Viana foi determinante nisso. Foram investimentos na ordem de R$150 milhões. E está na fase final agora.
A pista de pouso está completa. Só parte dela ficou operando para pequenas aeronaves, e, à noite, era permitido voo de aeronaves de maior porte.
Imaginem a gravidade disto: uma capital do País em que só podia haver entrada e saída de 24 em 24 horas.
Eu vivi um drama ontem à noite. Saí daqui, estava em casa e recebi a notícia de que meu pai teve um problema de saúde e precisou recorrer ao hospital. Os aviões já tinham saído, e eu fiquei pedindo a Deus que meu pai melhorasse, porque eu não tinha como esperar até as 10h da noite de hoje para pegar outro voo para lá. Essa é a situação de milhares de acrianos que enfrentam problemas de saúde ou que precisam atender a interesses comerciais ou particulares e, constantemente, não podem contar com esse serviço.
São 1,1 mil dias de obra – 1,1 mil dias de obra. Nós lutamos muito pelas obras, porque a pista de pouso estava danificada, e o aeroporto foi construído em um lugar realmente inadequado. O Governador Tião Viana lutou muito. Só, na pista de pouso, são mais de R$100 milhões de investimento. As obras estão sendo concluídas agora pela Infraero, que licitou e contratou uma empresa – primeiro, era o Batalhão de Engenharia, mas foi preciso fazer licitação.
O novo terminal, a ampliação do terminal de passageiros – quero dar a notícia, em primeira mão, para a população de Rio Branco –, toda a ala nova de desembarque vai ser entregue. Eu participei de várias reuniões na Infraero, e o Governador Tião Viana também. Da última vez que o Prefeito Marcus Alexandre veio aqui, nós estivemos juntos. O aeroporto vai voltar a ser um aeroporto internacional, porque estamos separando o embarque nacional do internacional. O status está voltando.
Mas eu queria dizer que, há quatro anos, estamos lutando e, na próxima quinta-feira, se Deus quiser, nós vamos, a convite da Gol Linhas Aéreas, trazer de volta o voo diurno para Rio Branco.
A luta por passagem de preço justo segue. Agora, começaram também as promoções, mas a situação ainda é muito difícil. Eu tenho procurado trabalhar com a TAM – só temos lá TAM e Gol –, para que também possa oferecer um voo diurno. Fica aqui o desafio e a cobrança.
A frequência do voo para Manaus, que tinha sido retirada, também retorna. Isso ajuda na integração da Amazônia.
Mas eu venho aqui para celebrar essa conquista, que foi importante, e para cumprimentar a direção da Gol pela sensibilidade.
É óbvio que nós fizemos muitas audiências no Senado nessa luta. Eu estava, na época, um pouco sozinho, mas tive o apoio de Senadores de outros Estados. Depois, na Câmara dos Deputados, quero registrar a luta e o trabalho do Deputado Alan Rick, que, quando assumiu o mandato, em 2015, também começou a trabalhar nesse tema, cumprindo importantes agendas, assim como os Deputados Leo de Brito e Angelim.
O mais importante é dar uma satisfação para a opinião pública. Agora está se concluindo a obra do acesso também. Na última vez em que fui à Infraero, cobrei isso, em nome de quem trabalha no aeroporto, em nome dos taxistas.
Foi na minha época de Governador que fiz o acesso duplicado até o aeroporto: uma obra federal numa rodovia federal. O apelo que eu fiz à Infraero foi para que eles assumam a manutenção de 9km de acesso, incluindo iluminação, já que a BR-364 é uma rodovia federal – um trecho tem acesso ao aeroporto, e o terminal de passageiros e a pista são também do Governo Federal. Então, ao mesmo tempo em que agradeço à Infraero, eu a cumprimento. Sei que foram três anos difíceis, mas estamos chegando agora à parte boa, que é a retomada da normalidade.
E eu queria muito fazer um registro. Devemos isso à Presidente Dilma, que se sensibilizou, estabeleceu os recursos, fez a execução da obra. Não é pouca coisa para um Estado igual ao Acre, para qualquer Estado do Brasil, ter um novo terminal de passageiros, ter uma nova pista de pouso. Agora mesmo, em um conflito político, a obra seguiu em frente, no Governo atual do Presidente Michel Temer. Então, acho que isso também é importante ser registrado.
E nós fizemos uma luta grande para que o Acre pudesse ter, porque eu diria que é algo até constitucional, o direito de ir e vir, de ter acesso. Serviço de transporte aéreo em um país continental como o nosso é um serviço de primeira necessidade. Não há nenhum sentido, não há como aceitar um Estado ficar sujeito a só ter voos de 24 em 24 horas, em um horário terrível para as famílias, para as crianças. Eu estou, frequentemente, nesse voo, nas madrugadas.
Agora o Acre está em um fuso horário de três horas em relação à Brasília. Então, eu estou falando aqui às 15h, e é meio-dia em Rio Branco. Daqui para lá são 3h20 de voo, e, quando a gente sai, chega praticamente no mesmo horário, mas, quando sai meia-noite de Rio Branco para cá, no retorno, a noite não existe, porque depois de três horas de voo você já chega de manhã aqui em Brasília. Então, tudo isso é muito ruim.
O Governador Tião Viana, à época, tinha feito um projeto importante para diminuir essa distância de fuso horário, mas isso gerou uma polêmica política, fizeram manipulação disso. E, hoje, o Acre sofre por conta de, quando chega o horário de verão, ter que ficar com três horas de fuso horário, com o mesmo fuso horário de Nova York, nos Estados Unidos. Não tem cabimento em um país como o nosso.
Tudo bem, poderia até ser, uma vez o Capiberibe, em um debate, há muito tempo, eu como Governador do Acre e ele do Amapá, ele começou a palestra na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, antes de mim, dizendo que ele era parte do único Estado que tinha fronteira com a União Europeia, por conta da Guiana Francesa, tentando, eu acho, que ali, no bom humor, deixar-me um pouco para trás. E eu falei: "Bem, não sei se é muita vantagem, mas o Acre também está no mesmo fuso horário de Washington e de Nova York." Foi a única coisa que deu para conversar naquela hora com o Governador Capiberibe.
Mas o que eu estou aqui fazendo é um registro. Foram três anos de batalha e de luta para que essa obra acontecesse. Eu me senti muito útil com o mandato de Senador, lutando por voos diurnos, lutando para melhores ofertas de voos, lutando contra um preço inexplicável de passagem aérea, que ainda segue sendo o nosso objetivo ainda, mas é bom quando a gente consegue ter o resultado.
Então, eu queria, aqui, parabenizar o Governador Tião Viana, para concluir, e falar da luta dele, as inúmeras vezes que veio à Infraero atrás dessa obra e, depois, no seu acompanhamento. Ele cuidou também do novo terminal de passageiros. E eu acho que existem muitos Estados que querem ter aquilo que o Acre está conquistando agora.
Você desce lá em Vitória, no Espírito Santo, estive lá, do querido Senador Ferraço, aquele aeroporto...
(Soa a campainha.)
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... está carecendo de uma mudança radical há muito tempo. É um Estado rico, não é como meu, mas não tem um aeroporto que agora Rio Branco alcança ter. Você vai em Florianópolis, na capital de Santa Catarina, mesma situação também, uma carência.
E nós, ali no Acre, de certa forma, alcançamos esses investimentos. A pista, eu acho que agora tem uma vida útil com alguma segurança, como prevê o Código de Aviação Civil, por um bom tempo, e temos um novo terminal de passageiros.
Então, o meu apelo para a Infraero, além dos agradecimentos, é que ela possa assumir os cuidados e a gestão da iluminação, do acesso ao aeroporto,...
(Soa a campainha.)
O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... isso é muito importante.
E, fica aqui, mais uma vez, o agradecimento à então Presidente Dilma, que nos permitiu. E também queria fazer o registro de que o atual Governo, a Infraero, segue tocando essa obra que agora será entregue parcialmente já no próximo dia 15, na próxima quinta-feira.
Então eu concluo prestando contas aqui de uma luta, de uma batalha vencida, que estamos vencendo. E obviamente agradecendo a todos os Parlamentares que nos ajudaram, especialmente Alan Rick, volto a repetir, Angelim, Leo de Brito e os colegas aqui também do Senado, que me apoiaram e que também fizeram discursos e pronunciamentos – refiro-me ao Gladson e ao Petecão –, porque em algumas lutas, nós estamos sempre juntos, e há de ser assim.
Então era isso, Srª Presidente, que eu queria passar aqui e celebrar que a partir da próxima quinta-feira, volta o voo diurno para Rio Branco.