Fala da Presidência durante a 194ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de João Castelo, Deputado Federal pelo PSDB do Estado do Maranhão.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de João Castelo, Deputado Federal pelo PSDB do Estado do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2016 - Página 5
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JOÃO CASTELO, DEPUTADO FEDERAL, MARANHÃO (MA), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A Presidência comunica ao Plenário que há expediente sobre a mesa, que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.

    Antes de convidar o primeiro orador inscrito para fazer uso da palavra, eu, que estou aqui na Mesa, abrindo os trabalhos do dia de hoje... Hoje estamos numa sessão não deliberativa, mas eu gostaria de, ao tempo em que fazemos o comunicado, apresentar também o nosso voto de pesar, a nossa solidariedade à família e a toda gente do Estado do Maranhão em decorrência do falecimento do Deputado Federal João Castelo.

    Deputado Federal pelo PSDB, do Estado do Maranhão, João Castelo já foi prefeito da cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, e, por muito tempo, por muitos anos, vem exercendo mandato Parlamentar na Câmara dos Deputados.

    Eu tive a alegria de compartilhar com o Deputado João Castelo diversos mandatos. Em que pese nossos posicionamentos diferenciados do ponto de vista político, nós tínhamos, e ele mantinha com todos os seus colegas, Deputados e Deputadas, um relacionamento extremamente harmonioso.

    Eu quero aqui, em nome das Srªs Senadoras e dos Srs. Senadores, nessa abertura dos trabalhos, desde já apresentar os nossos votos de pesar pelo falecimento do Deputado Federal João Castelo, ao mesmo tempo em que enviamos nossas condolências também à sua família, aos seus colegas Parlamentares daquele Estado e a toda a população do Estado do Maranhão.

    Iniciando os nossos trabalhos, neste momento, eu gostaria de chamar, para fazer uso da palavra como orador inscrito, numa permuta que faz com o Deputado Paulo Paim, o Senador Roberto Requião, nosso primeiro orador do dia.

    Senador Roberto Requião, que fez, durante a última sessão, um esclarecedor pronunciamento acerca de uma das matérias que está sendo apreciada pelo Plenário do Senado Federal e que diz respeito à securitização.

    O Senador Paim acaba de chegar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2016 - Página 5