Pronunciamento de Lídice da Mata em 13/12/2016
Pela ordem durante a 195ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Descontentamento com o cancelamento da Sessão Especial do Senado destinada a homenagear o centenário de Miguel Arraes, ex-Governador de Pernambuco.
- Autor
- Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
- Nome completo: Lídice da Mata e Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Descontentamento com o cancelamento da Sessão Especial do Senado destinada a homenagear o centenário de Miguel Arraes, ex-Governador de Pernambuco.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/12/2016 - Página 46
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- CRITICA, CANCELAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, HOMENAGEM, CENTENARIO, MIGUEL ARRAES, EX GOVERNADOR, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, CAMARA DOS DEPUTADOS.
A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Então, eu gostaria, pela ordem, Sr. Presidente, de anunciar aos Senadores do PSB e aos demais Senadores e Senadoras que tiveram ou têm um desejo de participar das homenagens ao centenário do grande brasileiro Miguel Arraes que – em função daquilo que estava proposto, acertado, combinado com a Mesa e publicado no Diário oficial desta Casa, que é a realização da sessão em homenagem ao centenário de Miguel Arraes hoje, pela manhã, o que foi desfeito depois – a Liderança do Partido encaminhou para a Presidência da Câmara e conseguiu o espaço para a realização desta sessão que se inicia agora. Portanto, aqueles Srs. Senadores e Srªs Senadoras que quiserem participar da homenagem do Senador Miguel Arraes podem se dirigir à sessão da Câmara.
Eu considero que o Senado não cumpriu com aquilo que havia acertado, inclusive publicado no Diário oficial, e restou uma situação de constrangimento e de deselegância para com os convidados e familiares do Governador Miguel Arraes. Eu, pessoalmente, encaminhei esta questão no Senado e quero deixar claro o meu desagrado – e imagino que de toda a bancada do PSB no Senado Federal – com o rumo dos acontecimentos que foram encaminhados aqui hoje.
Havíamos feito um acordo com o Senador Romero Jucá, quando estava na Mesa, de que falariam três Senadores e de que, logo após, haveria a suspensão da sessão. Os Líderes combinaram, e depois isso foi desfeito.
Quero lamentar essa deselegância com a família, com o Partido Socialista Brasileiro, que encaminhou muito cedo esta sessão de homenagem ao grande brasileiro Miguel Arraes.