Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao centenário de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o "Profeta das Águas", da Arquidiocese de Natal (RN).

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao centenário de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o "Profeta das Águas", da Arquidiocese de Natal (RN).
Aparteantes
Fátima Bezerra.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2016 - Página 93
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, AUTORIDADE RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, SACERDOTE, ARQUIDIOCESE, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores. Presidente Renan Calheiros, com este meu pronunciamento, quero incorporar o Senado da República às homenagens que o Rio Grande do Norte está prestando hoje ao Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros pelo transcurso do primeiro centenário do seu nascimento. O ápice das homenagens oficiais em meu Estado está ocorrendo agora, com uma sessão que a Assembleia Legislativa está realizando em São Paulo do Potengi, onde o Monsenhor Expedito foi Pároco 56 anos.

    Expedito Sobral de Medeiros nasceu, quase como predestinação, no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro de 1916, na Fazenda Serra Branca, terra de barão e de nobreza. Mas, como a mártir do dia do seu nascimento, parece ter nascido para enfrentar a grande resistência das trevas mais densas, a cegueira que por séculos frustra, adia e nega as esperanças do Nordeste, imolado pelas estiagens, mas não vencido em sua capacidade de lutar e resistir.

    Não sem razão, Srªs e Srs. Senadores, o povo da minha terra o chamou de Profeta das Águas, porque ele soube enxergar nos mesmos sinais da natureza, que parecia só inclemente, também opções definitivas e perfeitamente viáveis para enfrentar as secas e suas nefastas consequências econômicas e sociais. E a isso, Sr. Presidente, dedicou toda sua vida como um clamor ingente.

    Convivi de perto com Monsenhor Expedito Medeiros e por isso posso pedir com convicção ao Senado que se associe a essas homenagens. E convivi com Monsenhor Expedito não só no plano da admiração, do respeito e mesmo da devoção compartilhada da mesma fé cristã.

    Experimentei com ele, ou, melhor dizendo, aprendi com ele a também buscar com garra e obstinação as soluções possíveis e disponíveis para o nosso drama secular da seca. E foi dele, Sr. Presidente, que recebi incentivos, colaboração e indispensável apoio, inclusive mobilizando a ajuda dos altos escalões da República para viabilizar o exitoso e pioneiro programa de adutoras que implantei no Rio Grande do Norte, quando tive a oportunidade e a ventura de governar o meu Estado.

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – Foi, então, que pude testemunhar um homem que sabia arrancar de sua fé nos valores cristãos a eficácia de ações práticas e efetivas, fazendo, na misericórdia devida aos desassistidos e esquecidos, o verdadeiro clamor evangélico de fraternidade, solidariedade e atuação para erradicar o maior dos males: a pobreza, berço do desencanto; e este, por sua vez, sepulcro sombrio de toda esperança.

    Concedo um aparte à Senadora Fátima Bezerra.

    A Srª Fátima Bezerra (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Senador Garibaldi, quero apenas cumprimentá-lo pelo belo pronunciamento que faz e me associar a V. Exª...

(Soa a campainha.)

    A Srª Fátima Bezerra (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... nessa bonita, justa e merecida homenagem que V. Exª faz a Monsenhor Expedito. Sem dúvida nenhuma, é um homem que marcou a história do povo norte-rio-grandense pelas lições de esperança e em defesa da cidadania que ele nos deixou. O legado do Monsenhor Expedito é um legado muito bonito. Era o Profeta das Águas, como V. Exª diz. Era o profeta – repito – em defesa da cidadania; era o profeta ali sempre junto, lutando contra as injustiças, principalmente contra os mais pobres, contra os excluídos. Então, eu me associo à homenagem que V. Exª faz, porque Monsenhor Expedito...

(Interrupção do som.)

    A Srª Fátima Bezerra (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Sr. Presidente, para concluir. Eu me associo, porque Monsenhor Expedito continua inspirando as gerações presentes àquele bom combate que ele sempre fez, que foi o combate contra a injustiça e em defesa da liberdade e da cidadania.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – Agradeço à Senadora Fátima Bezerra, que bem pôde testemunhar a ação do Monsenhor Expedito. Ela realça uma das lições importantes do Monsenhor Expedito: a lição da cidadania. Em todas as eleições, no ano eleitoral, ele convocava as lideranças políticas, os trabalhadores, e todos ouviam dele...

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... a lição realmente de que o voto deveria ser dado com dignidade, com seriedade, para que o povo pudesse ter um governo à altura do desafio que representava, sobretudo para administrar um Estado pobre do Nordeste. Então, agradeço à Senadora Fátima.

    Dou esse testemunho, Sr. Presidente, e posso dizer ao Senado que aprendi com ele – não aprendi só, mas aprendeu comigo todo o Rio Grande do Norte – que a fé anima a coragem, mesmo que haja alguma contradição entre o justo anseio de conciliação e perdão e o arrebatado ardor por romper as agruras da pobreza e do sofrimento dos humildes...

(Interrupção do som.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... dos desgarrados da fortuna material e moral. (Fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Continua com a palavra V. Exª.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – Peço apenas alguns minutos para concluir.

    Monsenhor Expedito era a lição viva do Evangelho, pois, ao mesmo tempo em que, como o Cristo, dizia não ter vindo trazer a paz, mas a espada, para dividir e aniquilar o mal, vencendo o comodismo e a indiferença, que nunca levam ao bem, era o meigo e comoventemente terno Bom Pastor, que deixava a segurança de 99 ovelhas sadias e bem guardadas, para se arriscar em busca da ovelha perdida e cuidar dela como afeto e carinho.

    Era assim Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros,...

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... o Santo das Águas, que sabia ser artífice da paz, guerreando contra a miséria, a pobreza e a injustiça, males crônicos que assolam o Nordeste, como cruéis parceiros da inclemência do tempo e da escassez das chuvas.

    Fica aqui esse testemunho, associando-me aos norte-rio-grandenses, à Igreja de Natal, ao Bispo Dom Jaime Vieira, à família do homenageado, ao Padre Ramos, hoje Vigário da paróquia, e, especialmente, ao povo de São Paulo do Potengi e de todo Sertão nordestino com essa saudação de gratidão, afeição e reconhecimento pela vida...

(Interrupção do som.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... e obra de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. (Fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Senador Garibaldi, perdão.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – Agradeço ao Presidente Renan Calheiros pela tolerância, que faz justiça ao nosso homenageado, o Monsenhor Expedito Medeiros, por ocasião do seu centenário. Também celebramos hoje o centenário de um grande homem público, o Governador Miguel Arraes.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2016 - Página 93