Discurso durante a 189ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em sua 7ª edição.

Autor
Lasier Martins (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos e à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em sua 7ª edição.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2016 - Página 7
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, DIREITOS HUMANOS, HOMENAGEM, ENTREGA, COMENDA, DOM HELDER CAMARA.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Conselho da Comenda Dom Hélder Câmara; Senadores presentes no plenário; Senador Humberto Costa; Senadora Lúcia Vânia; Deputado Stédile; o Primeiro Conselheiro da Embaixada da República da Eslovênia, Sr. Igor Sef; o Sr. Vice-presidente do Movimento de Justiça em Direitos Humanos, de atuação brilhante no Rio Grande do Sul por esta causa, Dr. Luiz Francisco Corrêa Barbosa; senhores homenageados.

    Nós vivemos dias tempestuosos aqui no Congresso Nacional e, particularmente no dia de hoje, aqui no Senado, mas nada disso impede uma sessão solene da importância desta pela justiça que queremos realizar com esta homenagem da nossa Comissão que atribui a Comenda Hélder Câmara, um símbolo de humanismo na história brasileira. Tenho certeza de que os homenageados se sentirão gratificados pela obra que desempenharam em defesa dos direitos humanos ao receberem esta comenda.

    Os nossos defensores dos direitos humanos, como estão aqui hoje representados, são pessoas heroicas, por que não? São pessoas de espírito solidário e espírito humanitário. Então, sentimo-nos muito felizes também por estarmos aqui testemunhando e participando dessas homenagens.

    Coube a mim indicar o nome do meu Estado, o Rio Grande do Sul, e, sem vacilar, logo me ocorreu o nome de Omar Ferri. Omar Ferri tem uma história longa em defesa dos direitos humanos. Advogado que instalou um escritório de advocacia em Porto Alegre, logo que começou o período da ditadura, e se tornou, por longo tempo, um defensor de presos políticos.

    Mais tarde, atuou também como Vereador, sempre muito corajoso nos seus pronunciamentos.

    Eu, particularmente, tenho uma história ligada ao Dr. Omar Ferri. Exerci o jornalismo, durante muitos anos, no Rio Grande do Sul. Em certa época, em plena ditadura, quando se esboçava um princípio de abertura democrática, tinha eu um programa na Rádio Guaíba, de Porto Alegre - um programa que criei -, chamado Guaíba Revista, em que investia com comentários e com reportagens contra a ditadura. Em determinado momento, o Dr. Omar Ferri me comunicou que ele tinha uma gravação de alguns momentos de tortura de presos políticos nos porões do Dops. Eu pedi ao Dr. Omar Ferri que me cedesse aquela gravação e a coloquei no ar. Foi uma exibição de causar terror pelos gritos dos torturados, mas era a prova provada...

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RS) - ... de como acontecia o terror nos porões da ditadura.

    Com aquela exibição, Dr. Omar Ferri - o senhor me acompanhou -, eu recebi o Prêmio Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, uma placa muito bonita, que tenho na minha galeria de troféus em Porto Alegre.

    Então, se já o admirava, passei a admirar ainda mais o Dr. Omar Ferri pelo trabalho que desenvolveu ao longo de sua vida.

    Neste momento, eu saúdo o Dr. Omar Ferri; sua esposa, Maria Helena, que aqui está; sua filha Márcia; os demais familiares; e as pessoas que vêm aqui tributar essa homenagem aos senhores e às senhoras. Realmente nós temos aqui um verdadeiro merecedor dessa comenda e estamos aqui exatamente para homenagear essas pessoas.

    E eu destaco que, depois que o indiquei, muito honrado, o seu nome foi aprovado unanimemente pela Comissão. Nessa plêiade de lutadores, de heróis, de defensores dos direitos humanos, está um gaúcho que nos honra muito no Rio Grande do Sul.

    Era essa a minha palavra modesta, mas muito sincera, de homenagem a S. Exª, este herói dos direitos humanos, Dr. Omar Ferri.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2016 - Página 7