Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da deliberação e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 50, de 2016, subscrita por S. Exª, que permite a prática da vaquejada.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Defesa da deliberação e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 50, de 2016, subscrita por S. Exª, que permite a prática da vaquejada.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2016 - Página 91
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • DEFESA, DELIBERAÇÃO, APROVAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), SIGNATARIO, ORADOR, ASSUNTO, AUTORIZAÇÃO, ATIVIDADE CULTURAL, ENFASE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO NORTE, ATUAÇÃO, VAQUEIRO, CAPTURA, BOVINO, COMENTARIO, DECISÃO JUDICIAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FAVORECIMENTO, DESEMPREGO, CRITICA, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, AUSENCIA, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, ANO, ATUALIDADE, MATERIA.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, é a última sessão do Senado e V. Exª não colocou a PEC 50, da vaquejada.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Não, eu quero...

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – V. Exª se comprometeu comigo, e hoje V. Exª abusou da autoridade com o Senador Otto Alencar. Portanto, eu tenho todos os motivos para protestar aqui, porque V. Exª poderia ter pautado isso antes, agora não tem mais quórum.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Não, está pautado. Eu quero propor ao Senador Otto Alencar de fazer o que fizemos... (Fora do microfone.)

    ... com a votação já esgotada. Ela fica na pauta para ser votada na primeira sessão que nós realizarmos. Eu acho que nós cumpriremos, diante da circunstância e da inexistência...

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Fora do microfone.) – Amanhã não tem sessão.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Não, mas na primeira sessão de 2017 ela está na pauta só para ser votada. Avança no calendário.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Sr. Presidente, o senhor é de Alagoas, do Nordeste, mas não conhece, como eu conheço, a vaquejada. Essa decisão do Supremo já levou à falência mais de 30 ou 40 empresários desse setor, ao desemprego, a ação do Ministério Público mandando acabar com as programações todas.

    Então, é uma situação que aqui no Senado ninguém conhece, praticamente, como eu conheço, mas já desempregou e vai desempregar mais pessoas desse setor. É uma cadeia produtiva muito grande. Alguns não entendem isso, mas eu, que entendo e sei o que está se passando com esse pessoal que trabalha, mais de 1 milhão de pessoas empregadas nesse setor, sei que nós vamos ter um prejuízo muito grande.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2016 - Página 91