Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Anúncio da votação do Fundo de Compensação das Exportações - FEX, no Congresso Nacional.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Anúncio da votação do Fundo de Compensação das Exportações - FEX, no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2016 - Página 92
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, ASSUNTO, PAGAMENTO, FUNDO NACIONAL, COMPENSAÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), EXPORTAÇÃO, ESTADOS, ENFASE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, PRODUÇÃO AGRICOLA, ENTE FEDERADO, ELOGIO, ATUAÇÃO, LUCIA VANIA, EDUARDO BRAGA, SENADOR, ARTHUR LIRA, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, APROVAÇÃO, RELATORIO, LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA), COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO (CMO).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) – Vários prefeitos têm me ligado, principalmente do Estado do Mato Grosso, preocupados com a questão da votação do FEX, o fundo de compensação das exportações.

    V. Exª já anunciou que, amanhã, teremos a sessão do Congresso Nacional.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL. Fora do microfone.) – Às 11h.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – Eu quero anunciar e comunicar a todos os prefeitos que essa questão está na pauta do Congresso Nacional. Já votamos na Comissão de Orçamento o relatório que tive a oportunidade de fazer. Isso é extremamente importante para os Estados produtores brasileiros, para os Estados que contribuem, principalmente com a exportação, para o nosso saldo na balança comercial.

    O Mato Grosso, sem dúvida nenhuma, é o maior produtor, hoje, das commodities agrícolas. Somos o maior produtor de grãos de soja, de milho, com a exportação também de proteína animal.

    A votação do FEX é extremamente importante, porque o Estado de Mato Grosso, sem dúvida, é o maior beneficiado; aliás, são beneficiados tanto o Governo do Estado de Mato Grosso como as prefeituras do Brasil inteiro, na verdade, os Estados que recebem os recursos do FEX.

    Aqui está a Senadora Lúcia Vânia, que também sempre lutou muito.

    Também queremos anunciar que já estão definidos, no Orçamento do ano que vem, aprovado na Comissão Mista de Orçamento, os recursos do FEX de 2017, bem como os recursos do FDCO, que votamos agora há pouco na Comissão Mista de Orçamento. Esses recursos são extremamente importantes, principalmente para a Amazônia.

    Eu quero, inclusive, aproveitar para parabenizar tanto o Presidente, Arthur, quanto o Relator, Senador Braga, pelo brilhante trabalho, tanto do relatório como também na condução da aprovação na Comissão Mista de Orçamento, garantindo e trazendo essa boa expectativa da votação amanhã no plenário do Congresso Nacional, como V. Exª já anunciou, a partir das 11h.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2016 - Página 92