Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Agradecimentos aos membros do Senado pelos trabalhos realizados na Casa Legislativa no ano de 2016.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Agradecimentos aos membros do Senado pelos trabalhos realizados na Casa Legislativa no ano de 2016.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2016 - Página 103
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MEMBROS, SENADO, MOTIVO, REALIZAÇÃO, VOTAÇÃO, GRUPO, MATERIA, IMPORTANCIA, SETOR, ECONOMIA, REGISTRO, RESPEITO, MAGNO MALTA, SENADOR.

    O SR. ROMERO JUCÁ  (PMDB - RR. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, o Senador Magno Malta sabe do respeito e do carinho que tenho por ele em todo o tipo de tratativa. Foi colocada uma questão aqui, e eu tomei essa questão, pela indignação que estou por conta dessa armação da história da Odebrecht, e entendi que precisava dar uma resposta que ficasse clara à minha indignação e à minha posição.

    Então, Senador Magno, da mesma forma que V. Exª pede perdão e se coloca, eu quero dizer também que o admiro, que o tenho em grande conta, que nós temos que terminar o ano, Presidente Renan, louvando o que esta Casa fez. Nós, em pouco mais de cem dias de uma cassação, votamos ações transformadoras neste País, em várias áreas – não é só na questão do ajuste fiscal –, em várias áreas da economia, da produção, da atividade.

    Hoje, eu estava dando uma entrevista para vários formuladores econômicos, e eles me disseram: "Há 90 dias, eu estive com você, e você disse que o Congresso iria aprovar a PEC do gasto e outras questões. E nós não acreditamos que o Congresso brasileiro fosse capaz de fazer o que tinha se proposto a fazer!" E nós entregamos essa questão ao Brasil.

    Então, todos estão de parabéns. V. Exª, como Presidente, apesar de tudo o que passou, V. Exª teve o equilíbrio, o discernimento, a competência, a experiência.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Quando errei, errei querendo acertar.

    O SR. ROMERO JUCÁ  (PMDB - RR) – Pois é. Nós sempre erramos. Ninguém aqui é infalível, mas eu diria que todos aqui, independentemente da posição partidária, são comprometidos com o Brasil.

    Então, V. Exª, todos os Senadores e Senadoras, nós cumprimos uma tarefa histórica. E nós temos um desafio ainda maior em 2017, que é fazer com que a previsão da macroeconomia do futuro se transforme numa melhoria da economia microeconômica do presente. Mas nós vamos fazer isso, com união, com debate, aceitando o contraditório, inclusive o papel importante da oposição, que tem colaborado, que tem debatido, que tem feito o seu papel, atuado da sua forma, no seu contexto, e isso é legítimo.

    Então, eu quero agradecer a todos também pelo papel. Terminei assumindo a Liderança do Governo no Congresso.

    Peço amanhã a presença dos Senadores e Senadoras para dar presença e votarmos nominalmente os vetos, porque há um acordo com o PT e com a oposição. Nós vamos derrubar três vetos do Governo no acordo e vamos votar o restante das matérias por entendimento. Construímos isso com as Lideranças da oposição lá no Congresso.

    Então, eu quero agradecer a todos e dizer ao Senador Magno Malta que nós temos estilos combativos, mas nós também somos cristãos e nós sabemos respeitar um ao outro. Portanto, eu estendo a mão ao Senador Magno Malta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2016 - Página 103