Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do atentado sofrido pelo jornalista Luiz Valério, em Boa Vista.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Registro do atentado sofrido pelo jornalista Luiz Valério, em Boa Vista.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2016 - Página 310
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • REGISTRO, ATENTADO, VITIMA, JORNALISTA, BOA VISTA (RR), RORAIMA (RR), COMENTARIO, EXISTENCIA, INTIMIDAÇÃO, DESTINATARIO, IMPRENSA, PEDIDO, AGILIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO POLICIAL.

    A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a violência política assusta Roraima. O jornalista Luiz Valério, muito conhecido no estado e fora dele, sofreu um atentado na madrugada da última segunda-feira, dia 12. Seu carro foi alvo de tiros. Estava estacionado dentro do imóvel em que reside.

    O jornalista e sua família acordaram com o barulho dos tiros. Alertaram a Polícia Militar, sem obter retorno.

    Só na manhã seguinte é que Luiz Valério viu que seu carro fora atingido e constatou que se tratava de um atentado. Há alguns dias percebera que homens de moto rondavam sua casa. No sábado, viu que a residência era observada de um carro lá estacionado.

    Luiz Valério acredita - e tudo indica que tem razão - que esse episódio constitui uma tentativa de intimidá-lo.

    Faço aqui o registro desse incidente. Faço questão de destacar que não se trata de caso isolado. Existe em Roraima todo o esquema de pressão conduzido pelos poderosos de sempre. Esse esquema se manifesta em várias formas de pressão, dirigida em especial contra os que mostram independência.

    O jornalista Luiz Valério sabe muito bem o que é isso, pois costuma ser alvo dessas pressões. Esse esquema - mostra agora o atentado sofrido por ele - não hesita em utilizar a violência.

    Esperamos que as investigações corram com rapidez e que se identifiquem os responsáveis. Não podemos conviver, em Roraima ou em qualquer outro lugar, com a intimidação de jornalistas e com a violência política.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2016 - Página 310