Fala da Presidência durante a Reunião Preparatória, no Senado Federal

Expectativa com sua atuação na Presidência do Senado e do Congresso Nacional, e agradecimento pelos votos recebidos.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Expectativa com sua atuação na Presidência do Senado e do Congresso Nacional, e agradecimento pelos votos recebidos.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2017 - Página 31
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, ORADOR, PRESIDENCIA, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, AGRADECIMENTO, VOTO, SENADOR.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Srªs e Srs. Senadores, meus companheiros, este é um momento em que eu gostaria de cumprimentar a todos em nome da nossa história cearense, de alguém que presidiu a nossa Casa, o nosso Senador Mauro Benevides, que se encontra naquela ponta. (Palmas.)

    Em nome dele, eu gostaria de cumprimentar todas as Srªs e os Srs. Senadores.

    Eu queria, em primeiro lugar, dizer que este é o meu primeiro pronunciamento como Presidente do Senado Federal, cargo que assumo com plena consciência da responsabilidade que é presidir não apenas esta honrada Casa, mas também o Congresso Nacional.

    Digo a todos vocês, caros colegas que me deram a honra de presidir o Senado, que dedicarei a este mandato toda a vontade da minha alma, toda a experiência que a vida me deu ao longo de tantos embates no mundo empresarial e no mundo político.

    Sou um homem público, Senador Renan Calheiros, já experimentado, um sertanejo forjado no enfrentamento de desafios. Quero oferecer a esta Casa, ao Senado Federal, toda a minha capacidade gerencial e política em prol da sociedade brasileira e do nosso querido Brasil. Conheço bastante os problemas sociais e os desafios a serem apresentados e enfrentados. Busco sempre a conciliação, o entendimento, o consenso possível.

    Uma organização só prospera quando há união, quando há entendimento, quando há consensos que conduzam todos a um objetivo em comum. E nós, Srªs e Srs. Senadores, vivemos pelo entendimento, vivemos pelo consenso aqui, no Congresso Nacional, o coração da democracia.

    O Congresso Nacional é a Casa do povo e da Federação da República – os patrões mais exigentes, a quem todos nós devemos o melhor de nós mesmos. Aqui cada voto tem o mesmo valor. Aqui a independência, a autonomia, a dignidade e os grandes interesses da Nação superam todos os nossos interesses e todos os nossos outros valores.

    No Senado Federal, a Nação brasileira sempre depositou expectativas muito elevadas. Cabe a esta Casa, a missão de, neste momento, colaborar no esforço de unir o País em torno de um projeto comum de desenvolvimento, de resgatar a confiança da sociedade no Parlamento brasileiro e no Estado brasileiro.

    A confiança em nossas instituições só será conquistada com a retomada do diálogo entre Governo, partidos políticos, entidades sindicais, entidades empresariais e sociedade civil organizada, com o olhar para toda a população brasileira. E é o Parlamento que representa a supremacia do poder da palavra sobre o poder da força, do diálogo sobre o monólogo, da democracia sobre o autoritarismo.

    Nobres colegas Senadoras, nobres colegas Senadores de todo este Senado Federal, povo do meu Ceará, povo do nosso querido Brasil, cabe a mim, neste momento, agradecer de coração aos que me honraram com o voto e com a confiança. Também quero garantir a este Plenário que honrarei todos os compromissos da fala que fiz ali, naquela tribuna, e os compromissos que assumi conversando com as Srªs e os Srs. Senadores, ouvindo a todos para que, juntos, possamos construir aquilo que o Brasil espera de todos nós.

    Cabe a mim agradecer de coração, mais uma vez, aos que me honraram com o seu voto. Também quero dizer que sei o tamanho da responsabilidade, Senador Renan Calheiros, que acaba de concluir o seu mandato com dedicação a esta Casa e com a dedicação que procurou ter, o tempo inteiro, na modernização dos trabalhos, na transparência deste Congresso Nacional e deste Senado Federal.

    Agradeço a Bancada do meu querido PMDB aqui do Senado, que antes me honrou com a Liderança e agora com este, que é um dos cargos mais importantes da República. Agradeço ao Presidente Michel Temer, que, em todos os momentos deste processo, manteve uma conduta republicana à altura de um Chefe do Poder Executivo.

    Ouvi aqui o Senador Renan Calheiros, antes de anunciar, fazer um gesto para com este Líder, ainda Líder do PMDB naquele momento, dizendo da esperança dele – inclusive representando o PMDB e naquele momento ainda na Presidência desta Casa – no nosso trabalho.

    Eu quero agradecer a todos, mas quero dirigir também palavras especiais ao povo do meu querido Ceará, onde tudo começou e sem o qual este destino não teria se realizado.

    O Presidente do Senado é o Presidente de todos os Senadores. Por isso, homenageio também aqueles que votaram no Senador José Medeiros, um dedicado Parlamentar, que tem merecido aqui, nesta Casa, o respeito de todos nós.

    Esta missão que assumo hoje não será conduzida solitariamente. Esta missão que assumo hoje quero dividir com todos os Srs. e as Srªs Senadoras que compõem esta Casa. Serei apenas o líder de um processo democrático que começa com a Presidência, prolonga-se na Mesa Diretora e chega ao ápice no Plenário, com a participação de todos os Senadores e de todas as Senadoras.

    Finalmente, eu agradeço às minhas assessorias, pela dedicação e pelo trabalho incansável por onde passei.

    Eu quero fazer um agradecimento especial à minha mulher. (Palmas.)

    Por coincidência do destino, estamos fazendo hoje 37 anos de casados. (Palmas.)

    Finalmente, agradeço à minha família. Agradeço à minha mulher, como já falei; aos meus filhos, tão dedicados a este pai; aos meus irmãos; aos genros e aos netos, às netas, pela paciência, pelo apoio e pela confiança que sempre recebi de todos.

    Homem de fé que sou, agradeço a Deus pelo destino que ele me reservou. Um garoto nascido em uma pequena cidade do interior do Estado do Ceará senta-se aqui, nesta cadeira. Eu tenho que agradecer a Deus por esta oportunidade.

    Eu tenho certeza de que, lá de cima, o meu velho pai, que já não está mais entre nós, está me olhando, dizendo a cada segundo, no meu ouvido, que eu terei a responsabilidade de dividir com todos os senhores o caminho a ser trilhado por esta Casa, que é a casa da Federação, mas também é a casa do povo brasileiro.

    Eu tenho a certeza de que Deus me iluminará para que eu possa fazer sempre o melhor para o nosso querido Ceará, para o nosso querido Brasil e agora, com a responsabilidade que tenho, também para ao Congresso Nacional.

    Que Deus me dê muita força, muita luz para que eu possa cumprir essa tarefa tão importante que os senhores e as senhoras me colocaram nas mãos nessa noite de hoje.

    Muito obrigado a todos. (Palmas.)

    Há expediente sobre a mesa, que será lido pelo Sr. 1º Secretário, Senador Vicentinho Alves.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2017 - Página 31