Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Marisa Letícia Lula da Silva, Ex-Primeira-Dama.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Marisa Letícia Lula da Silva, Ex-Primeira-Dama.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2017 - Página 9
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, VISITA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, MOTIVO, SOLIDARIEDADE, MORTE, ESPOSA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senador Paim, a Mesa Diretora se soma à manifestação de pesar de V. Exª. Serão tomadas as medidas regimentais.

    Na última quinta-feira, acompanhando o Presidente Michel Temer, estive em São Paulo, com outros Parlamentares e Ministros, prestando pessoalmente a solidariedade ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste momento de consternação e de dor.

    E, naquele encontro – preciso registrar ao Plenário –, encontramos o Presidente Lula resignado, com muita força pessoal. Registrou, de forma muita sincera, o agradecimento pela visita de solidariedade, lembrando que divergências políticas e embates eleitorais não podem, de forma alguma, comprometer os relacionamentos humanos.

    O Brasil já vive uma crise muito grave na política e na economia. Não poderíamos deparar-nos, num momento como este, também com uma crise humanitária. É preciso, portanto, que, deste momento de dor e sofrimento, possamos tirar uma lição: a lição da convivência respeitosa, da tolerância e do respeito às opiniões alheias.

    E, de forma muito especial, o Presidente Lula fez questão de registrar a visita também do Presidente Fernando Henrique Cardoso, num gesto de reciprocidade, porque, quando do falecimento de D. Ruth Cardoso, o então Presidente Lula esteve com Fernando Henrique Cardoso. E o Presidente Lula dizia a todos nós, sem nenhum segredo, que aquele gesto tinha, inclusive, um sentido pedagógico para as novas e futuras gerações, para os jovens, para mostrar que a política deve ser exercida com essa tolerância, sem ódio, sem rancor, com respeito às divergências, mas sem perder a capacidade das relações humanas.

    Felicito V. Exª pela iniciativa. Renovo a palavra da Mesa Diretora se incorporando ao voto de pesar. E as providências regimentais serão tomadas.

    Indago a V. Exª se ainda deseja fazer uso da tribuna como orador inscrito. (Pausa.)

    Então, tem V. Exª a palavra, com o tempo regimental de 20 minutos.

    Hoje a sessão não é deliberativa. É claro que 20 minutos é um tempo bastante razoável para qualquer pronunciamento, mas esta Presidência terá uma tolerância no que diz respeito ao tempo extra para as falas dos inscritos, apenas compreendendo que não podemos extrapolar muito, uma vez que já temos uma lista bastante vasta de inscritos.

    Tem V. Exª a palavra, Senador Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2017 - Página 9