Pela Liderança durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca das dificuldades que passam famílias do Acre após as cheias dos Rios Juruá e Tarauacá e elogio ao Governo Federal, pela ajuda prestada..

Aprovação à indicação do jurista Alexandre de Moraes para exercer cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Comentário acerca das dificuldades que passam famílias do Acre após as cheias dos Rios Juruá e Tarauacá e elogio ao Governo Federal, pela ajuda prestada..
PODER JUDICIARIO:
  • Aprovação à indicação do jurista Alexandre de Moraes para exercer cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2017 - Página 24
Assuntos
Outros > CALAMIDADE
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, POPULAÇÃO, LOCALIDADE, MUNICIPIO, TARAUACA (AC), ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, INUNDAÇÃO, RIO JURUA, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, ELOGIO, AUXILIO, GOVERNO FEDERAL.
  • APROVAÇÃO, INDICAÇÃO, JURISTA, EXERCICIO, FUNÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SAUDAÇÃO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Cássio Cunha Lima, Srªs e Srs. Senadores, vou ser muito breve. Quero registrar a presença aqui do nosso Deputado Federal pelo PSDB, Deputado Major Rocha. Seja muito bem-vindo ao plenário do Senado Federal.

    Sr. Presidente, na última sexta-feira, acompanhado do Ministro Helder Barbalho, Ministro da Integração Nacional, nós fomos à minha terra natal, à região do meu Estado do Acre, acompanhado também dos nossos Parlamentares, visitar as famílias e as cidades que foram atingidas pelas cheias dos Rio Juruá e Rio Tarauacá, que fica também no Município de Tarauacá, Estado do Acre, onde o Ministro foi acompanhado de toda a classe política do nosso Estado.

    Eu parto do princípio de que, a partir do momento em que afeta realmente as famílias do Estado do Acre, toda a classe política tem de estar unida: o Governo Federal, através do Presidente Michel Temer, o Poder Executivo, através do Governador do Estado, a Assembleia Legislativa, através do seu Presidente e dos demais deputados estaduais, os nossos Deputados Federais e nós, os Senadores da República.

    Graças a Deus, o prefeito municipal que está aqui hoje, acompanhado dos prefeitos das cidades do Juruá – o Prefeito Ilderlei Cordeiro, a Prefeita Marilete Vitorino e os demais Prefeitos do Juruá, das cidades que compõem a calha do Rio Juruá – estão todos em Brasília também atrás de recursos federais, tendo em vista esta crise financeira que o País vive.

    Eu queria usar da tribuna, nesta tarde de quarta-feira, para fazer este registro: já fomos atendidos pelo Ministro da Saúde, hoje pelo Ministro dos Transportes, que esteve também no nosso Estado. E viemos aqui, mais uma vez, reiterar a importância de que todos os investimentos do Governo Federal em infraestrutura para o nosso Estado e também na questão de saúde e educação não sejam prejudicados por esta grande crise que atravessa o nosso País. Assim, queria fazer este registro de que fomos recebidos e falei também hoje com o Ministro Hélder Barbalho. E, daqui a pouco, falarei com o Chefe da Defesa Civil do Governo Federal para que todos os mantimentos arrecadados sejam entregues aos prefeitos municipais do nosso Estado, porque são eles que conhecem a situação e estão perto das famílias mais necessitadas, que tanto precisam desse apoio.

    Ao mesmo tempo, não falando mais de crise, queria parabenizar a indicação do novo Ministro do Supremo Tribunal Federal, que ocupará um cargo de extrema importância para o nosso País. Sabemos da sua biografia, da sua competência e da sua determinação, tendo em vista que o nosso País, hoje, através da sua população, está atento a todos os nossos Poderes. Então, quero parabenizar o novo indicado pelo Governo para ser o Ministro do Supremo Tribunal Federal que exercerá e ocupará a vaga do ex-Ministro, falecido em acidente aéreo, Teori.

    Reiterando, agradeço o apoio recebido do Governo Federal por todas as ações em prol do desenvolvimento do Estado do Acre, para que possamos não resolver todos os problemas, mas, pelo menos, dar-nos as mãos e nos unirmos, para fazer, cada vez mais, do Estado do Acre, dos nossos Estados brasileiros, do País um lugar melhor, sem esquecer, Sr. Presidente – eu sempre tenho dito, é uma maneira minha –, que precisamos desta Casa. O Congresso Nacional tem a obrigação de fazer as grandes reformas de que o País precisa. Este é o momento.

    Era o que tinha a dizer.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2017 - Página 24