Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido para que a Infraero finalize as obras no Aeroporto de Salvador; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Pedido para que a Infraero finalize as obras no Aeroporto de Salvador; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2017 - Página 41
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • PEDIDO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), CONCLUSÃO, OBRAS, AEROPORTO, LOCALIDADE, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), MOTIVO, PROBLEMA, INFRAESTRUTURA, AUSENCIA, EFICIENCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, REDUÇÃO, QUANTIDADE, PASSAGEIRO, IMPORTANCIA, TURISMO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero, antes mesmo de iniciar a minha fala, saudar os dois últimos oradores: o Senador Reguffe, que aqui trouxe a necessidade da correção da tabela do imposto de renda, uma discussão extremamente importante para o povo brasileiro, com a qual demonstro minha solidariedade e apoio; e o Senador Valadares, que iniciou esse debate tão importante para o nosso País, especialmente neste momento de crise no sistema penitenciário brasileiro.

    Pretendo contribuir com tudo isso. Acho muito importante que, no início deste trabalho legislativo, após a votação na Câmara, possamos trazer propostas fundamentais para o debate, como a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a reforma política, especialmente as reformas da previdência e trabalhista, que já estão demarcadas negativamente pela ameaça aos direitos dos trabalhadores.

    Quero, no entanto, aqui, hoje, tratar rapidamente de uma questão que afeta diretamente o meu Estado, a Bahia, sobre a qual já me manifestei diversas vezes ao longo desse período de mandato. Está chegando o Carnaval. Salvador é um dos principais destinos turísticos no Carnaval do Brasil, pela força da sua cultura, dos nossos blocos, dos blocos afros, da sua exuberância natural.

    O principal equipamento de entrada e saída dos turistas do nosso Estado continua enfrentando problemas recorrentes: o Aeroporto Internacional – eu prefiro sempre tratar de Aeroporto Dois de Julho, que é o seu nome original, que marca o fim do processo da Independência do Brasil na Bahia. Entre os problemas enfrentados pelo Aeroporto Dois de Julho – o Luís Eduardo Magalhães, como alguns chamam – estão: longas filas, caos na infraestrutura nos feriados prolongados, quebras constantes de elevadores, escadas rolantes, esteira de bagagem, climatização irregular, mau funcionamento do sistema, enfim, uma situação que não é possível continuar.

    Desde 2011, eu estive acompanhando este problema, indo à Infraero permanentemente debatendo essa questão. Apesar das melhorias realizadas à época pelo Governo Federal na entrada do aeroporto, o aeroporto hoje se encontra sem uma resposta definitiva aos problemas cuja superação é indispensável para que a Bahia possa garantir a continuidade de sua função de entrada principal do turismo para o Nordeste brasileiro, porta principal para o turismo nacional e internacional para o Nordeste brasileiro.

    Tudo isso, todas essas dificuldades têm levado à redução de indicadores antes altamente positivos do nosso aeroporto. Para se ter uma ideia, o aeroporto baiano perdeu 1,5 milhão de passageiros, entre janeiro e novembro de 2016, em relação a igual período de 2015; uma redução de 18% na movimentação de passageiros.

    O terminal da capital baiana, ainda assim, continua liderando a movimentação de passageiros do Nordeste, com cerca de 6,7 milhões. Quem mais se aproxima de nós, mesmo com essa queda da demanda de turismo, é o do Recife, que recebeu 6,2 milhões de passageiros, aproximando-se do nosso aeroporto muito em função das dificuldades que hoje enfrentamos.

    O aeroporto de Salvador, que respondeu por 30% da movimentação de passageiros do Nordeste em 2015, caiu para 27,5%. Já a movimentação internacional de passageiros em Salvador sofreu redução de 50 mil pessoas em 2016, uma queda de 15% em relação a 2015, alcançando o número de 268 mil passageiros. Já o aeroporto do Recife, que também sofreu redução, mas da ordem de 10% no número de passageiros internacionais, atingiu 216 mil pessoas.

    O Governo Federal já marcou para o próximo dia 16 de março um leilão de quatro aeroportos, incluindo o de Salvador, além de Florianópolis, Porto Alegre e Fortaleza. A licitação anunciada para privatizar a administração desses aeroportos tem previsão de arrecadação de, no mínimo, R$3 bilhões em outorgas, sendo que o BNDES poderá financiar até 40% do valor dos itens financiáveis do projeto, com Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 7,5% ao ano, por até 15 anos.

    Os recursos com essa taxa deverão ser destinados exclusivamente aos investimentos que as concessionárias serão obrigadas a fazer na melhoria da infraestrutura dos terminais.

    Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dei esses dados aqui para chamar a atenção de que o aeroporto de Salvador pede socorro e de que um Estado como a Bahia, uma das principais entradas de turismo para o Brasil, a porta de entrada de turismo para o Nordeste e para todo o interior do Estado da Bahia, não pode continuar nessa situação.

    Nos anos que se passaram, em 2016, em 2015, em especial, e também em 2014, muitas vezes estive na Infraero e também com o Ministro da Aviação Civil à época, e nenhuma providência determinante foi tomada. Há três anos demora e se estende uma reforma que está sendo executada pela Infraero.

    Nós pedimos, portanto, independente das medidas que vão no sentido da privatização do aeroporto, que a Infraero termine aquela obra o mais rápido possível, para que o aeroporto de Salvador possa voltar a dar aos turistas do nosso Estado o conforto e a receptividade que sempre foi capaz de dar. É o maior aeroporto do Norte-Nordeste brasileiro; é o aeroporto que – volto a dizer – é a porta de entrada de todo o turismo internacional para o Nordeste brasileiro. E nós baianos não abrimos mão dessa função que temos para o turismo do nosso País.

    Portanto, Sr. Presidente, quero aqui reiterar o pedido de socorro do aeroporto de Salvador, o Aeroporto Dois de Julho/Luís Eduardo Magalhães. E todos os investimentos – feitos no turismo pelo Governo do Estado para que nós possamos aumentar a nossa capacidade de receber os turistas brasileiros e internacionais que viajam para a Bahia – não podem continuar sendo prejudicados pela situação em que se encontra o nosso aeroporto.

    O Carnaval e o São João são dois grandes momentos do turismo baiano. E nós precisamos que o aeroporto de Salvador possa dar condições para que o crescimento do nosso turismo continue como um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e sustentável do nosso Estado.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2017 - Página 41