Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação acerca da situação preocupante que aflige a população do Espírito Santo com a segurança pública em defasagem.

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Manifestação acerca da situação preocupante que aflige a população do Espírito Santo com a segurança pública em defasagem.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2017 - Página 44
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, ASSUNTO, SITUAÇÃO, RISCO DE VIDA, POPULAÇÃO, LOCAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), MOTIVO, GREVE, POLICIA MILITAR, RESULTADO, CRISE, SEGURANÇA PUBLICA, INCIDENCIA, HOMICIDIO, CRIME CONTRA O PATRIMONIO, ELOGIO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RAUL JUNGMANN, MINISTRO DE ESTADO, DEFESA, DETERMINAÇÃO, EMPREGO, FORÇAS ARMADAS, SOLICITAÇÃO, ORGANIZAÇÃO POLICIAL MILITAR, RETORNO, ATIVIDADE, OBJETIVO, RESTABELECIMENTO, SEGURANÇA, REGIÃO.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, capixabas e brasileiros que nos acompanham, já são cinco dias de um filme de terror ou de horror, com a diferença de que nós estamos vendo esse filme ser construído na vida real.

    Assassinatos, intimidações, vandalismo, depredação, intimidação às mulheres, aos homens e aos trabalhadores do meu Estado, o Espírito Santo. Um sem número de crimes praticados à luz do dia, aprisionando e intimidando os capixabas de uma forma geral, sendo eles da Grande Vitória ou mesmo do interior do nosso Estado. Uma barbárie instalada ao longo dos últimos cinco dias, com mais de 90 assassinatos; inocentes que estão pagando com suas vidas. Um verdadeiro caos instalado na segurança pública do Estado do Espírito Santo. Empreendedores vendo o fruto do seu esforço e do seu trabalho, vendo o seu patrimônio se dissipar em função de assaltos, que são praticados sem qualquer tipo de temor ou de intimidação. Pequenos empresários, pessoas que demoraram uma vida para construir esse patrimônio. Estamos, portanto, mergulhados numa profunda marcha da insensatez.

    Mas creio não ser este o momento de apontarmos o dedo nesta ou naquela direção, buscando culpados e responsáveis para com a mais complexa crise que vive o meu Estado no campo da segurança pública.

    E chamo a atenção do Brasil, das Srªs e dos Srs. Senadores, chamo a atenção do Governo Federal ao tempo em que agradeço Sua Excelência o Presidente da República Michel Temer e, de igual forma, o Ministro da Defesa Raul Jungmann.

    Assim que essa crise se instalou em meu Estado, no domingo mesmo já fizemos contato com o Presidente da República, que determinou e disponibilizou – e já na segunda-feira o Ministro Jungmann esteve no meu Estado – o emprego das Forças Nacionais, das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança, atuando e ocupando as ruas para que pudéssemos minimizar as tensões e a percepção de insegurança e de intimidação por que passa o povo capixaba.

    A solução definitiva é o resgate do bom senso, até porque a crise que estamos enfrentando no Espírito Santo pode ser apenas o estopim da multiplicação de ações dessa natureza pelo Brasil afora, o que, por certo, estará mergulhando o nosso País em um caos muito profundo. A solução é o retorno imediato da Polícia Militar às ruas, cumprindo com sua missão, cumprindo com sua responsabilidade constitucional, atendendo às famílias e fazendo aquilo que a nossa Polícia Militar sempre fez ao longo da sua história. São mais de 180 anos de bons serviços prestados à população do meu Estado.

    É em nome dessa longa trajetória de reputação que estamos apelando à Polícia Militar, aos bravos soldados, cabos e oficiais da Polícia Militar, para que, em nome do interesse público e da sociedade capixaba, nós possamos ver o restabelecimento da lei e da ordem presentes no dia a dia das cidades capixabas. Os homens e as mulheres de bens estão aprisionados em suas casas; o comércio com sua atividade paralisada. Portanto, a solução não é outra que não o retorno ao trabalho dos nossos soldados, dos nossos oficiais, cumprindo com aquilo que está na orientação fundamental do exercício da atividade militar, basilar nesse cumprimento, que são os valores da hierarquia e os valores da disciplina.

    Por certo, com o retorno do bom senso dos policiais militares, precisa estar o Governo do Estado determinado a retomar o diálogo imediatamente com os policiais militares, para que, através desse diálogo, do bom senso, da negociação e da conciliação, possamos resgatar a ordem e a lei em nosso Estado.

    É esse apelo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que faço a nossa Polícia Militar em razão da sua longa trajetória de bons serviços prestados à população do Espírito Santo. São mais de 180 anos de história em nosso Estado.

    Não há interesse que possa se sobrepor ao interesse de ser o guardião da ordem e da lei no Estado do Espírito Santo. É uma crise sem precedentes, e nós precisamos resgatar o bom senso para que a paz possa se estabelecer e para que nós possamos tocar adiante, virar essa página e resgatar aquilo que é fundamental na convivência coletiva, que é o respeito ao próximo, ao nosso semelhante. E isso se faz no entendimento de que o meu direito termina onde começa o direito do meu semelhante. É isso que está em jogo.

    Para tanto se faz necessário este apelo à Polícia Militar do Espírito Santo para que ela possa retomar suas atividades e, de forma imediata, o Governo do Estado possa também retomar as negociações e os entendimentos para que, sentados em torno de uma mesa, como pessoas que têm responsabilidade pública, possamos fazer uma conversa franca, aberta, transparente e à luz da realidade acerca desse que é um desfio muito complexo e que traz sofrimento, angústia e dor a todos os capixabas, não importa se da região metropolitana ou do interior do nosso Estado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2017 - Página 44