Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco pelo Presidente da República, Michel Temer.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentários sobre a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco pelo Presidente da República, Michel Temer.
Publicação
Publicação no DSF de 10/02/2017 - Página 30
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, RETOMADA, OBRAS, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, ATO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, HELDER BARBALHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Agradeço ao Senador Benedito de Lira pela observância do tempo regimental de 20 minutos. Já antecipo o meu comparecimento à audiência com Sua Excelência o Presidente da República para tratar de tema tão relevante. Acredito que todos os Senadores e as Senadoras do Nordeste estarão presentes.

    Recentemente, nós estivemos, em uma visita com o próprio Presidente Michel Temer, o Ministro Helder Barbalho, Governadores e Parlamentares, inaugurando a terceira estação elevatória do eixo leste da transposição do Rio São Francisco. Amanhã, está prevista a entrada em funcionamento da quarta estação elevatória do eixo leste, em um total de seis. No próximo dia 16, provavelmente, a quinta estação elevatória estará sendo colocada em operação, para que, finalmente, no dia 26 de fevereiro, pela previsão do Ministério da Integração, a sexta e última estação elevatória do eixo leste, repito, entre em operação.

    Essa é uma obra que tem a contribuição de muitos brasileiros, em uma luta de séculos, porque, desde a época do Império, D. Pedro prometeu vender a última pedra da Coroa para levar água ao Nordeste. E aqui é preciso sempre – e não me canso de fazê-lo, na condição de Presidente desta sessão – lembrar a luta de brasileiros, como Marcondes Gadelha, Cícero Lucena, Fernando Catão, que, ao tempo Ministros do Presidente Fernando Henrique Cardoso, deram os primeiros passos para a realização dessa obra; o empenho do ex-Ministro Ciro Gomes, do ex-Presidente da República José Alencar, do ex-Presidente Lula, que teve uma participação decisiva. Há de se reconhecer, sim, a importância fundamental, a coragem, a determinação política que teve o Presidente Lula de vencer os obstáculos para a realização dessa obra e também, mesmo perdendo a prioridade no governo da Presidenta Dilma, a contribuição que ela deu, mas é preciso, fazendo justiça, registrar a decisão firme de retomar a prioridade que a obra passou a ter com o Governo do Presidente Michel Temer. A obra estava praticamente paralisada, abandonada, e foi com o Presidente Michel Temer, através da sua decisão, com o concurso indispensável do Ministro Helder Barbalho, que tem sido atento, diligente, efetivo na realização da obra, que ela retomou um novo ritmo e já está no seu eixo leste prestes a ser inaugurada. No eixo norte, com a desistência de uma das empresas que realizava a construção de alguns lotes, uma nova licitação está sendo realizada, já em curso, com propostas sendo abertas, para que, tão logo o certame licitatório esteja concluído, a obra seja retomada e possamos ter a conclusão do seu eixo norte até o final deste ano.

    Dando sequência à lista dos oradores, eu tenho a alegria e o prazer de...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/02/2017 - Página 30