Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da revitalização do Rio São Francisco e de seus afluentes.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Defesa da revitalização do Rio São Francisco e de seus afluentes.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2017 - Página 64
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • DEFESA, REFLORESTAMENTO, NASCENTE, DRAGAGEM, GRUPO, AFLUENTE, RIO SÃO FRANCISCO, TRANSPOSIÇÃO, REDUÇÃO, DESMATAMENTO, ESGOTO, PEDIDO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, APLICAÇÃO DE RECURSOS.

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu gostaria de fazer coro com o Senador Otto Alencar, mais uma vez brilhante na sua intervenção.

    O Senador Otto Alencar, que representa o Estado da Bahia, tem sido, ao longo dos últimos anos, um ardoroso defensor do Rio São Francisco, o rio da integração nacional. E, lamentavelmente, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, fomos testemunhas, ao longo dos últimos anos, de alguns grandes equívocos por parte do Governo Federal. Na realidade, antes de falarmos em transposição, à qual somos favoráveis, deveríamos falar na revitalização do Rio São Francisco, como disse o Senador Otto Alencar.

    Em nosso governo em Minas Gerais, Sr. Presidente, investimos mais de R$1 bilhão na revitalização do Rio das Velhas, que é só um afluente, com a sua limpeza, para o Rio São Francisco.

    Mas é fundamental que o Rio São Francisco – que é um rio nacional, já que perpassa vários Estados da Federação – tenha, de fato, um programa e um projeto específicos, porque só se pode transpor aquilo que existe. Ou seja, sem que haja revitalização, sem que se garanta as matas ciliares, a dragagem, a construção de barragens – como a de Jequitaí, por exemplo –, que são necessárias para garantir o fluxo e a regularidade, chegaremos ao ponto em que estamos hoje, de termos regiões em nosso Estado de Minas Gerais, onde o rio nasce, em que o Rio São Francisco pode ser cruzado a pé, pois não tem mais nenhuma profundidade. Isso é gravíssimo para um rio que, de fato, leva água, leva abastecimento hídrico, e também para as plantações, a agricultura, a irrigação, não só para o norte de Minas, mas igualmente para a Bahia, para Pernambuco, para Alagoas e para Sergipe.

    Desse modo, reiteramos, Sr. Presidente, que, de fato, esse é um projeto fundamental, hemorrágico para os recursos hídricos brasileiros. Primeiro revitalizar o rio para, então, podermos fazer a transposição – e não o inverso, como alertamos à exaustão durante tantos anos.

    Parabéns, Senador Otto, pela sua intervenção, como sempre merecedora dos melhores encômios.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2017 - Página 64