Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de solenidade ocorrida no Palácio do Planalto, presidida pelo Presidente Michel Temer, quando foi anunciada a volta da venda em balcão para aquisição de milho aos pequenos produtores e criadores do Semiárido do Nordeste brasileiro.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro de solenidade ocorrida no Palácio do Planalto, presidida pelo Presidente Michel Temer, quando foi anunciada a volta da venda em balcão para aquisição de milho aos pequenos produtores e criadores do Semiárido do Nordeste brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 16/02/2017 - Página 80
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE, PARTICIPAÇÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANUNCIO, VENDA, MILHO, MERCADO DE BALCÃO, RAÇÃO, ANIMAL, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO SEMI ARIDA.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador José Agripino, eu tive o privilégio de estar também naquela sessão de hoje e também de participar da discussão na tarde de ontem. Eu preciso fazer justiça à outra parte que nós vamos discutir, proposta pelo Senador Fernando Bezerra, obviamente com o apoio de todos os Senadores e Parlamentares do Nordeste e dos Governadores, que é a questão do FNDE, para que a gente possa utilizar aqueles R$27 bilhões, ou parte deles, que estão paralisados no Banco do Nordeste, sem a condição de poderem ser utilizados, pela altíssima taxa que hoje é cobrada por aquele Fundo.

    Conversei hoje com o Ministro da Fazenda também e havia conversado ontem com o Presidente Michel Temer, para encontrarmos uma solução no Conselho Monetário Nacional, visando baixarmos essa taxa à anuência do Banco do Norte, para que a gente possa gerar emprego, gerar renda e fazer investimentos no Nordeste brasileiro.

    No dia de hoje, o Presidente Michel Temer faz, com o Nordeste brasileiro, mais um gesto. Ele, ladeado, ombreado com o Senador Blairo Maggi, que é nosso Ministro da Agricultura, quando ali 140 mil toneladas, mais 60 mil toneladas, no discurso do próprio Presidente, levando 200 mil toneladas de milho. Hoje, lá no Nordeste, uma saca de milho chega a custar R$70 no meu Estado do Ceará. E aqui, já com o frete incluído, para chegar ao Ceará, houve um desconto de mais de 50% do valor que está sendo cobrado no Estado do Ceará, com quase 55% do valor de desconto em relação ao que é pago hoje.

    A Conab já foi orientada para fazer a licitação e levar essa oportunidade para que os pequenos e microprodutores do Nordeste brasileiro, do seu Estado, Rio Grande do Norte, do meu Estado, Ceará, e de tantos outros Estados, como Pernambuco, do Senador Fernando Bezerra, e de outros Senadores possam utilizar esse benefício, patrocinado hoje pelo Governo Federal, numa questão de justiça com os pequenos e os microprodutores que não tinham mais como dar ração ao animal, porque a seca, como todos nós sabemos, já assola o Nordeste por mais de cinco anos. Felizmente, agora começou a chover um pouquinho, e a gente já viu nos riachos correndo a água.

    Portanto, eu acho que o dia de hoje foi um dia extremamente positivo para nós, do Nordeste brasileiro, na manhã. E, agora à tarde, o Plenário está de parabéns pela evolução e discussão de uma matéria tão importante como essa questão de pesquisa para a saúde brasileira e, obviamente, de milhares de pessoas que dependem de pesquisa.

    Senadora Vanessa Grazziotin tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/02/2017 - Página 80