Fala da Presidência durante a 10ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a redução das taxas de juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) como forma de estímulo ao desenvolvimento regional.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Comentários sobre a redução das taxas de juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) como forma de estímulo ao desenvolvimento regional.
Publicação
Publicação no DSF de 17/02/2017 - Página 18
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • COMENTARIO, REDUÇÃO, TAXA, JUROS, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE), FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE (FCO), OBJETIVO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senador Fernando Bezerra, ontem fiz contato, por telefone, com o Presidente do Banco do Nordeste a respeito rigorosamente desse tema.

    Tenho certeza de que não será uma luta apenas da Bancada do Nordeste, mas, também, do Centro-Oeste, que tem o seu fundo próprio de desenvolvimento, uma vez que todas as projeções econômicas – inclusive da Instituição Fiscal Independente do Senado, que passa a ser um órgão que serve de balizamento para as decisões do próprio Senado Federal e que pela credibilidade que será construída pelo trabalho que vem sendo coordenado pelo Dr. Felipe Salto, economista jovem, brilhante, talentoso –, inclusive com essas projeções já começando a ser observadas pelo mercado, além de outras projeções, apontam, como disse V. Exª há poucos instantes, para uma inflação sob controle, terminando o ano em um patamar de 4% e com uma curva descendente da taxa de juros, com projeções para que a própria taxa Selic chegue ao final do exercício abaixo de dois dígitos.

    Há uma projeção quase que consensual no mercado de que nós teremos, ao final do ano, uma taxa Selic em torno dos 9%, podendo ser, até quem sabe, um pouco menos, a partir de uma postura um pouco menos conservadora do Banco Central diante de uma inflação absolutamente controlada.

    Portanto, este é um momento em que o Ministério da Fazenda... E contaremos com a sensibilidade do Ministro Meirelles e com a unidade da Bancada do Nordeste e do Centro-Oeste, para que essa projeção de curva de controle de inflação e também de redução da taxa Selic nos permita, nos Fundos Constitucionais do Nordeste e do Centro-Oeste, Senadora Lúcia Vânia, uma redução de taxa que estimule o nosso desenvolvimento, que estimule o nosso crescimento.

    Eu felicito V. Exª por trazer ao plenário este tema, que estará muito vivo até a sua decisão final, para que nós possamos, mais uma vez, defender o desenvolvimento do Brasil, que corresponde ao desenvolvimento do Nordeste.

    Com o tempo regimental de cinco minutos, eu concedo à palavra ao Senador Romário, que fará uma comunicação inadiável.

    Tem V. Exª a palavra por cinco minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/02/2017 - Página 18