Pela ordem durante a 14ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca de questionamento de S. Exª na sabatina de Alexandre de Moraes para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Esclarecimentos acerca de questionamento de S. Exª na sabatina de Alexandre de Moraes para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2017 - Página 19
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, QUESTIONAMENTO, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, ALEXANDRE MORAES, EX MINISTRO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SABATINA, CARGO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, para fazer um registro e um reparo.

    Ontem, na minha fala – até porque alguns órgãos de comunicação, hoje eu li pela manhã, ou não estavam lá ou entenderam de forma equivocada, ou fizeram porque quiseram mesmo, sem a carga da boa-fé –, comecei dizendo que estava assistindo a um teatro de amnésia e hipocrisia, porque vi alguns Senadores questionando o Dr. Alexandre e dizendo a ele: "Olha, você não tem vergonha de ter sido ministro e agora ter que sair, no meio de uma crise, para ir para o Supremo? Você não tem vergonha de ter feito lobby, de bater de gabinete em gabinete?" Eu repeti essas frases para, depois, dizer: "Temer errou indicando você dessa forma. Ele deveria ter aprendido com o Lula, que indicou um rapaz que não tinha filiação partidária, que nunca ocupou cargo nenhum, nem no PT nem no governo do PT, e o Lula o indicou para o Supremo." Aí olhei e perguntei: "O senhor conhece um rapaz chamado Toffoli?" Eu estava ironizando, porque Lula fez exatamente igual ou mais o que Temer estava acabando de fazer.

    Só para trazer a luz à memória dos brasileiros, que não são tontos nem loucos e estavam vendo a televisão e convivendo com essa saraivada de hipocrisia. Ao contrário do que alguns jornais disseram, que eu olhei e perguntei se ele não tinha vergonha... Ou não estavam lá ou escreveram com uma carga de má-fé. Eu estava ironizando os Senadores que fizeram esse tipo de colocação e de pergunta, como se lá nunca tivessem se assentado...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ... para poder defender os seus indicados. E alguns deles que estão aqui – se me apertar muito, eu falo o nome – saiam conduzindo os caras, ministras hoje e ministros hoje, de gabinete em gabinete. E depois senta lá e dá um show de hipocrisia.

    Foi essa a minha fala.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2017 - Página 19