Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Marcos Dionísio Medeiros Caldas, advogado e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Marcos Dionísio Medeiros Caldas, advogado e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2017 - Página 21
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ADVOGADO, PRESIDENTE, CONSELHO, DIREITOS HUMANOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, quero pedir para registrar em ata o nosso voto de pesar pela partida do Dr. Marcos Dionísio Medeiros Caldas, um potiguar, um grande homem, um grande amigo, e – por que não dizer? – uma das vozes mais influentes na defesa dos direitos humanos no Rio Grande do Norte e no Brasil.

    Tendo vivido 56 anos, o Dr. Marcos Dionísio – carinhosamente, Sr. Presidente, chamado de "Mosquito" – deixou-nos a todos em momento de muita tristeza, até porque uma pessoa com o perfil do Dr. Marcos Dionísio, pelo quanto defensor ele era dos direitos humanos no Brasil, faz muita falta principalmente nestes tempos em que nós estamos vivendo, tempos em que, infelizmente, prosperam sentimentos de intolerância, de preconceito e de ódio.

    O Dr. Marcos Dionísio presidiu durante muito tempo o Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte e também presidiu por muito tempo a Ouvidoria lá do Rio Grande do Norte. Ou seja, o Dr. Marcos Dionísio contribuiu com muito talento, com muita sabedoria e com muita responsabilidade para a promoção, defesa e garantia de direitos para as populações vulnerabilizadas. Ele ainda dedicou sua vida à advocacia e à militância do Partido Comunista do Brasil.

    Marcos Dionísio será sempre lembrado pela luta incansável por justiça, paz e direitos, e também pela forma atenciosa, solidária e amiga com que fazia a interlocução com todos, mesmo nas horas mais difíceis, Sr. Presidente.

    Eu mesma quero aqui confessar de público que aprendi muito com Marcos Dionísio. Aprendi muito as lições de solidariedade, de serenidade, mas, ao mesmo tempo, de firmeza e de compromisso na luta, repito, por um mundo de paz, de justiça e de direitos.

    Portanto, Sr. Presidente, encerro aqui deixando o meu abraço afetuoso, carinhoso à sua esposa Maristela, aos seus filhos, aos camaradas e à legião de amigos do Dr. Marcos Dionísio, na qual eu me incluo. O legado deixado pelo Dr. Marcos Dionísio estará para sempre presente em nossos corações. Marcos Dionísio, presente.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2017 - Página 21