Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação com a decisão do Presidente da República, Michel Temer, que suspende a importação de café do Vietnã, autorizada pelo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Satisfação com a decisão do Presidente da República, Michel Temer, que suspende a importação de café do Vietnã, autorizada pelo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2017 - Página 24
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, SUSPENSÃO, AUTORIZAÇÃO, AUTORIA, BLAIRO MAGGI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), OBJETO, IMPORTAÇÃO, CAFE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, VIETNÃ, DEFESA, NECESSIDADE, DIALOGO, PERIODO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.

    A SRª ROSE DE FREITAS (PMDB - ES. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, antes de mais nada, eu queria fazer um comunicado a esta Casa porque vários Senadores estiveram conosco numa reunião que foi realizada no gabinete do Ministro Imbassahy, que inaugurou suas tarefas demonstrando sensibilidade para ouvir e entender os problemas que as regiões trazem ao seu gabinete através das suas bancadas.

    O Presidente Michel Temer, nesta terça-feira à noite, suspendeu a importação do café conilon produzido no Vietnã após a reunião que foi realizada com o Deputado Federal Imbassahy, hoje Ministro, porque mais cedo, ontem, havia sido realizada uma reunião, antes da decisão do Presidente, juntamente com as bancadas do Espírito Santo, da Bahia, de Minas Gerais, de Rondônia e de vários outros Estados que lá foram apoiar o protesto pela atitude autoritária, Sr. Presidente – e eu queria que o Senador Romero Jucá, Líder do Governo, ouvisse as palavras de uma Parlamentar do Espírito Santo –, e equivocada do Sr. Ministro da Agricultura.

    O Ministro da Agricultura simplesmente decidiu, mandando fazer levantamento pela Conab, contabilizar as safras de café conilon que existiam nos Estados produtores. Ofereceu um número irrisório, irreal, e eu não vou dizer que é mentiroso porque não é preciso mais dizer isso.

    Essa atitude tomada sem ouvir os Estados produtores e sem ouvir as federações simplesmente traria, Sr. Líder Aloysio, para o Estado do Espírito Santo um prejuízo de cerca de R$1,5 bilhão aos produtores capixabas.

    Um Brasil em crise, um Brasil cujo Governo foi, muitas vezes, chamado de transitório, mas que se mostra permanente nas suas atitudes, não pode deixar de ouvir nenhum Parlamentar; não pode tomar uma decisão batendo no peito e se responsabilizando por ela ao trazer prejuízo, desemprego, pois são cerca de oito milhões de trabalhadores que estão nessa cadeia de produtores de café, principalmente na área do café conilon.

    Então, parabenizo o Presidente pela atitude sensata. E parabenizo também o Ministro que hoje assumiu verdadeiramente o seu papel de intermediar uma crise deste tamanho que o Sr. Ministro Blairo Maggi, ao defender projetos outros que não sejam da indústria e do setor cafeeiro, causaria ao Brasil.

    Eu agradeço, Sr. Presidente, e queria registrar aqui que Líderes de bancadas e de Governo têm que saber dialogar nos momentos de crise. Por isso, tenho que registrar aqui que sou muito grata à atitude do Presidente, que suspendeu essa normativa publicada pelo Ministro Blairo Maggi, equivocadamente, erradamente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2017 - Página 24