Pela ordem durante a 14ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação com a decisão do Presidente da República, Michel Temer, que suspende a importação de café do Vietnã autorizada pelo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Satisfação com a decisão do Presidente da República, Michel Temer, que suspende a importação de café do Vietnã autorizada pelo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2017 - Página 32
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, SUSPENSÃO, AUTORIZAÇÃO, AUTORIA, BLAIRO MAGGI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), OBJETO, IMPORTAÇÃO, CAFE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, VIETNÃ, MOTIVO, FAVORECIMENTO, PRODUTOR RURAL, ENFASE, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, apenas para fazer um registro muito rápido – até agradeço a minha amiga Senadora que já está na tribuna – para agradecer, Sr. Presidente, até porque se criou um transtorno. O meu Estado já está vivendo um transtorno na segurança pública, e a tomada de decisão do Ministro Blairo, Ministro da Agricultura – que é meu amigo e amigo de todos nós, que foi meu Líder em meu Partido, meu amigo pessoal, de quem eu gosto muito –, de importar café do Vietnã, sem qualificação, sem qualidade, colocou em polvorosa o meu Estado, que é um produtor respeitado de café na Nação, e tantos outros Estados.

    O Estado entrou em polvorosa. A importação desse café derrubaria o preço do café aqui, no Brasil.

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – Eu quero agradecer o bom senso do Presidente da República, do Ministro Imbassahy, que recebeu um conjunto de Deputados de todos os Estados produtores. E o Presidente, então, tomou a atitude de não permitir que esse café seja importado e derrube o preço do café no Estado do Espírito Santo e nos outros Estados produtores.

    Com todo respeito ao Senador Blairo, sei que ele é campeão de soja, mas nós estamos falando de café. Ele é meu amigo. Essa decisão de fazer essas importações certamente benefício nenhum traz ao País...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ... benefício nenhum traz aos nossos agricultores, àqueles que ainda acreditam na cafeicultura deste País. O Presidente Temer, então, botou o pé na parede. Nós o agradecemos muito, em respeito aos produtores de café do Brasil.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2017 - Página 32