Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de transcrição nos Anais do Senado da obra literária “Porecatu - a guerrilha que os comunistas esqueceram”, doada à Biblioteca do Senado, de autoria do jornalista Marcelo Oikawa.

Autor
Alvaro Dias (PV - Partido Verde/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Solicitação de transcrição nos Anais do Senado da obra literária “Porecatu - a guerrilha que os comunistas esqueceram”, doada à Biblioteca do Senado, de autoria do jornalista Marcelo Oikawa.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2017 - Página 40
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OBRA LITERARIA, AUTOR, JORNALISTA, ASSUNTO, GUERRILHA, PORECATU (PR), ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV - PR. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Apenas para um rápido registro e o anúncio de que uma obra literária com origem no meu Estado está sendo doada à Biblioteca do Senado Federal, para obviamente as investigações históricas que se fazem necessárias para conhecermos a verdadeira história do País, com lances que ocorreram no seu vasto interior.

    Esta obra, denominada "Porecatu – a Guerrilha que os Comunistas Esqueceram", é de autoria do jornalista Marcelo Oikawa, paulista que se radicou no Paraná. É uma obra emblemática para todos os estudiosos das lutas revolucionárias no Brasil, resultado de um exaustivo trabalho histórico, como afirma Laércio Souto Maior.

    O Professor Doutor em Sociologia da Universidade Federal do Paraná Osvaldo Heller da Silva descreve o itinerário da obra de Marcelo Oikawa:

...narrativa vertiginosa do conflito que representou o momento maior da luta pela terra na região norte do Paraná.

A Guerrilha de Porecatu começou com a instalação de 300 posseiros em 1940 e terminou com aproximadamente três mil em conflito, em 1951, controlando uma área de 40km² da região central do norte do Estado do Paraná.

Mesmo ao final sendo sufocada pelo cerco policial e resultando no reassentamento de apenas 380 famílias em outras regiões, a luta armada de Porecatu será o ponto de partida de diversas lutas sociais que eclodiram no decorrer de toda a década de 50 no Paraná e pelo Brasil afora.

    Sr. Presidente, esse é o registro e eu peço a V. Exª que autorize a divulgação nos Anais do Senado Federal de todo o texto que registra essa obra do jornalista Marcelo Oikawa, a quem homenageio. Eu o conheço desde a universidade em Londrina. É um jornalista que se destaca agora como escritor, autor de várias obras literárias e merece as nossas homenagens, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2017 - Página 40