Pela ordem durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre comentários feitos por S. Exª. a respeito do Senador Renan Calheiros.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Esclarecimentos sobre comentários feitos por S. Exª. a respeito do Senador Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2017 - Página 59
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, COMENTARIO, ORADOR, ASSUNTO, INTERESSE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DIREÇÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), AUSENCIA, OFENSA, RENAN CALHEIROS, SENADOR.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu peço a palavra para, na condição de Líder do PSDB, prestar um esclarecimento ao Plenário e também me dirigir ao Senador Renan Calheiros, para informar S. Exª a respeito do que ele apontou aqui, há poucos instantes, como sendo uma ação de minha autoria, que merece e precisa ser esclarecida a este Plenário.

    Em primeiro lugar, quero dizer a V. Exª e aos Srs. Senadores que tenho pelo Senador Renan Calheiros profundo respeito. Eu o considero um homem experiente e conhecedor de todas as regras e de todas as situações e circunstâncias políticas que presidem as ações dos Srs. Senadores e das Bancadas, nesta Casa.

    Em segundo lugar, há muitos dias, mais precisamente há três semanas, nós estamos debatendo e discutindo a questão da formação das comissões técnicas e da presidência das comissões, no Senado Federal.

    S. Exª, o Presidente Eunício Oliveira, na manhã de hoje, pediu aos Líderes empenho para que nós pudéssemos nomear os integrantes das comissões e, através de uma ação de consenso, se possível, definir as presidências das comissões por partido.

    Terceiro, é importante e necessário registrar que, desde a posse de V. Exª na Presidência desta Casa, eu dei dezenas de entrevistas tratando desse assunto e em nenhuma das vezes que falei a respeito faltei com o decoro, faltei com o respeito, faltei com a consideração com qualquer Bancada, com qualquer Parlamentar desta Casa.

    Quarto, quero dizer que não dei a entrevista a qual o Senador Renan Calheiros se referiu aqui. Por quê? Porque entrevista é quando a gente diz a um jornalista algo que ele pode veicular e publicar – e eu não o fiz. Eu apenas comentei com alguns jornalistas que nós estávamos tentando buscar entendimento e consenso, e que nenhum Líder desta Casa desconhece que existe um propósito e uma intenção de contemplar a Presidência da Comissão de Relações Exteriores na direção de um dos Srs. Senadores. Todos sabemos que esse é um desejo, e o PSDB – falo como Líder – não tem nenhuma restrição ou oposição nem ao nome do Senador e nem a esse entendimento. Muito pelo contrário.

    Entretanto, eu disse aos jornalistas, e torno isso público, que não cabe ao PSDB praticar gestos de abrir mão de posições que ele considera como partido e como Bancada importantes, pelas quais pode contribuir para melhoria dos trabalhos do Senado e para a elevação da nossa condição política, em favor de entendimentos que não foram feitos pelo PSDB, com qualquer partido e com qualquer Senador.

    Por isso, aguardo e aguardamos um gesto do PMDB, que é o maior Partido. É o Partido do Presidente da República, é o Partido do Presidente da Casa, é o Partido do Líder do Governo na Casa, é o Partido que preside a CCJ, é o Partido que pode presidir a Comissão Mista de Orçamento e é o Partido que tem direito a quatro comissões.

    Portanto, nós, do PSDB, aguardamos um gesto do PMDB e, lamentavelmente, não podemos diminuir a importância da nossa presença e da nossa participação nas comissões, para que se façam acordos com outros partidos menores ou com outros Parlamentares.

    De qualquer forma, quero dizer ao Sr. Senador Renan Calheiros que, se cabe e, se for necessário, eu me desculpo com V. Exª, mas daqui para frente posso lhe dizer que não citarei mais seu nome em nenhuma conversa in off, porque, evidentemente, se conversar com alguém e citar o nome de V. Exª vai gerar uma queixa pública e vai querer alguma restrição, obviamente eu pouparei V. Exª até da citação, em qualquer conversa que farei com qualquer jornalista ou com qualquer pessoa, porque a entrevista, seguramente, não foi dada e muito menos com o propósito de ofender V. Exª ou de criar embaraços ao PMDB. Pelo contrário: eu espero e o PSDB espera que a Bancada do nosso Partido seja efetivamente valorizada e reconhecida como uma Bancada que busca consenso, que trabalha na direção do entendimento e, principalmente, que quer contribuir para que esta Casa cumpra com o seu papel constitucional, trabalhando nas comissões técnicas com empenho e com dedicação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2017 - Página 59