Fala da Presidência durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabenização a Aloysio Nunes Ferreira por assumir o cargo de Ministro das Relações Exteriores.

Comentário sobre a necessidade de analisar a reforma da Previdência Social.

Autor
Eduardo Amorim (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Parabenização a Aloysio Nunes Ferreira por assumir o cargo de Ministro das Relações Exteriores.
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Comentário sobre a necessidade de analisar a reforma da Previdência Social.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2017 - Página 88
Assuntos
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • ELOGIO, ALOYSIO NUNES FERREIRA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), CAPACIDADE TECNICA, CARGO PUBLICO.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, ANALISE PREVIA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA, PREVIDENCIA SOCIAL.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – Senadora Ana Amélia, entendo a ausência de V. Exª na próxima quinta-feira. Com certeza, sentiremos sua falta na solenidade do Dia Mundial do Rim, mas entendo que a senhora vai no cumprimento de uma outra missão – essa, por coincidência, no seu Estado, portanto é imprescindível a sua presença ao lado do Ministro e do amigo Blairo Maggi. Então, pode ter certeza de que justificaremos aqui a todos os pacientes, aos colegas médicos o porquê de a senhora não estar presente nessa solenidade.

    Aproveito também e parabenizo o novo Ministro das Relações Exteriores, o colega e amigo Ministro Aloysio Nunes. E digo que Deus sabe o que faz porque, se há uma pessoa que está preparada para essa missão, é ele. Ele teve o privilégio de fazer – se é que precisasse disso – um estágio antes, porque ele foi Presidente da Comissão de Relações Exteriores nos últimos dois anos. Então, quis o destino, se é que é destino que a gente pode falar, que ele fosse realmente o escolhido também para substituir o nobre colega José Serra. Então, o Senador Aloysio Nunes, no meu entender, está mais do que preparado para assumir essa missão tão importante que é a de ser Ministro das Relações Exteriores.

    Com relação ao terceiro tema, que é da previdência, eu hoje fiz um questionamento no almoço da nossa Bancada, da Bancada do PSDB, se era mesmo momento de estarmos discutindo um tema como esse. Sabemos que é preciso fazer alguns ajustes, mas será que realmente é a hora? Será que outras reformas talvez não fossem tão ou mais importantes do que essa neste momento? Então, fiz esse questionamento. Alguns, lógico, fizeram os seus comentários, mas eu entendo que, tão importante quanto essa, também existem outras reformas. É preciso tratar esse tema com muito respeito e com muito carinho. Mexer em direito adquirido é complicado, é difícil.

    Também entendo que não adianta ter um direito e esse direito não ser efetivado – a pessoa ir buscar a sua aposentadoria no caixa do banco e lá não encontrar o recurso que lhe foi garantido, que lhe foi autorizado. Então, entendo. Precisamos tratar com muito carinho, com muita responsabilidade, como sempre fizemos, um tema tão complexo como esse e que atinge, eu diria que atinge a todas as famílias brasileiras, sejam os aposentados de hoje como, com certeza, os aposentados de amanhã. Então, mais uma vez parabenizo V. Exª pela sua coerente, como sempre, atitude.

    Não havendo mais nada a discutir, declaro encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2017 - Página 88