Pela ordem durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do número de assinaturas colhidas para o requerimento de calendário especial da Proposta de Emenda à Constituição, que dispõe do fim do foro especial.

Registro da realização de manifestações coletivas, realizadas por todo o país, contrárias a reforma previdenciária.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Registro do número de assinaturas colhidas para o requerimento de calendário especial da Proposta de Emenda à Constituição, que dispõe do fim do foro especial.
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Registro da realização de manifestações coletivas, realizadas por todo o país, contrárias a reforma previdenciária.
Aparteantes
Lindbergh Farias.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2017 - Página 80
Assuntos
Outros > SENADO
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • REGISTRO, RECOLHIMENTO, ASSINATURA, SENADOR, MOTIVO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AGILIZAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), OBJETO, EXTINÇÃO, FORO ESPECIAL.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, OPOSIÇÃO, PROPOSTA, AUTORIA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, pela ordem, rapidamente. Serei rápido.

    Eu lhe agradeço, Sr. Presidente, Senador José Medeiros. Nós ainda temos um orador que vai se dirigir à tribuna...

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – ...mas eu serei breve. É para trazer duas comunicações que considero da maior importância.

    A primeira, Senador José Medeiros, é de que, há pouco, tive a honra de contar com sua assinatura, e não poderia ser diferente, pois eu o conheço e tenho uma relação de muito respeito e carinho por V. Exª, e com a assinatura do Senador Cidinho Santos. Nós estamos com 37 assinaturas para o requerimento de calendário especial da proposta de emenda à Constituição do fim do foro privilegiado. Então, estamos a apenas quatro assinaturas de chegarmos ao número de 41 para, finalmente, podermos colocar em plenário para ser votada a proposta de emenda constitucional do fim do foro privilegiado.

    A segunda comunicação, Sr. Presidente, é de que, neste momento, em todo o País, trabalhadores, trabalhadoras, o povo brasileiro está nas ruas para dizer que a reforma da previdência do Governo Temer não pode prosperar.

    Eu quero, rapidamente, apresentar para os senhores algumas fotos das manifestações por todo o País.

    Esta foto aqui é...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – Esta primeira foto é de ainda há pouco na Praça Veiga Cabral, em Macapá. As informações da capital do meu Estado dão conta de que pelo menos dez mil pessoas caminham ainda neste momento pelas ruas de Macapá.

    Esta foto seguinte é da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. As informações dão conta de que mais de cem mil pessoas estão caminhando nas ruas do Rio de Janeiro.

    A foto seguinte é de uma manifestação com mais de 20 mil pessoas em João Pessoa.

    A outra foto dá conta de que as ruas de Belo Horizonte, a capital de todos os mineiros, conta com uma manifestação com mais de 50 mil pessoas.

    As fotos em seguida são da Avenida Paulista, que dão conta de que neste momento pelo menos 500 mil pessoas estão nas ruas da Avenida Paulista dizendo, em primeiro lugar: "Não à reforma da previdência"; "Queremos garantir o nosso direito à aposentadoria"; "Não à reforma trabalhista de retirada de direitos"; e "Pelo fim do Governo Temer".

    Estou convencido de que a data do dia 15 de março de...

(Interrupção do som.)

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – Já concluo, Sr. Presidente.

    Passará para a história como um dia histórico, Senador Lindbergh Farias. Este Governo, pelas forças das ruas...

    O Sr. Lindbergh Farias (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Fora do microfone.) – Quantas mil pessoas no Rio?

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) – O primeiro dado que eu tinha era de 100 mil pessoas; parece-me que 100 mil pessoas nas ruas do Rio. Em São Paulo, 500 mil pessoas.

    As informações dão conta de que este Governo, não tenho dúvida – não só as suas reformas não vão passar, como este Governo está perto do fim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2017 - Página 80