Pela Liderança durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Juiz Sérgio Moro por determinar a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, para prestar depoimento à Polícia Federal de São Paulo.

Registro de ato realizado por lideranças populares do PT na Paraíba para receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Críticas ao Juiz Sérgio Moro por determinar a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, para prestar depoimento à Polícia Federal de São Paulo.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro de ato realizado por lideranças populares do PT na Paraíba para receber as águas da transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2017 - Página 35
Assuntos
Outros > PODER JUDICIARIO
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • CRITICA, DETERMINAÇÃO, AUTORIA, JUIZ FEDERAL, OBJETO, UTILIZAÇÃO, COERÇÃO, TRANSPORTE, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, TEXTO, INTERNET, OBJETIVO, DEPOIMENTO, LOCAL, SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, ESCLARECIMENTOS, INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, VIOLAÇÃO, SIGILO.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, EVENTO, LOCAL, MUNICIPIO, MONTEIRO (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), REFERENCIA, INAUGURAÇÃO, TRECHO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO, POPULAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, SAUDAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, DILMA ROUSSEFF, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes que nos acompanham pela Rádio Senado e pelas redes sociais.

    Sr. Presidente, quero iniciar também me associando ao protesto feito pela Senadora Vanessa Grazziotin quanto à decisão do Juiz Sérgio Moro, que decidiu que houvesse a condução coercitiva do jornalista Eduardo Guimarães, editor de um blog, pelo fato alegado de que ele teria vazado uma operação policial que aconteceria contra o Presidente Lula. Imaginem se todos aqueles que vazaram informações seletivas sobre operações fossem conduzidos coercitivamente.

    Sr. Presidente, no último domingo tivemos oportunidade de participar da História, mas da História com "H" maiúsculo, a História verdadeira, sem farsa, protagonizada por quem pode fazê-la e mudá-la, que é o próprio povo.

    Estivemos em Monteiro, na Paraíba, acompanhando o ex-Presidente Lula e a ex-Presidenta Dilma Rousseff. Fomos conferir a chegada da água àquela região, fruto da transposição do Rio São Francisco. A maior obra hídrica já realizada no País, resultado da sensibilidade e da vontade política dos governos do PT, começa agora a mudar a história, a história de toda uma região e de um povo que sofreu a vida toda com a seca e com o descaso dos governantes para com essa questão.

    A festa que foi feita, de maneira espontânea e vibrante, por mais de 50 mil pessoas é a prova de que os nordestinos sabem quem está e quem não está do seu lado. Sim, porque a gratidão típica do sertanejo só não é maior do que sua sinceridade. Então, não tentem enganá-lo com mentiras, com falsos argumentos, com tentativas mesquinhas e solertes de chamar para si uma ação que não é sua. É isto que vem fazendo o Governo sem voto e sem legitimidade que usurpou o poder após um golpe parlamentar e apeou do cargo uma Presidenta legítima e eleita por 54 milhões de votos.

    O Presidente sem voto esteve lá em Monteiro, dias atrás, com sua triste comitiva para tentar mudar a verdadeira história e assumir uma obra feita por outros. Levou Ministros, levou a imprensa, levou assessores, bajuladores, levou na bagagem discursos prontos e vazios para tentar convencer a todos de uma paternidade que não existe. Só não levou quem não podia levar: o povo. Foi uma visita protocolar, sem gente, sem graça, uma visita sem verdade.

    Também não poderia ser diferente. Trata-se de um Governo que chegou ao poder sem o povo, um Governo que de povo não entende nada, pois não está nem aí para o povo, porque governa sem ele, porque não governa para...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... ele. Pelo contrário, trata-se de um Governo que assumiu através de um golpe e tem cumprido à risca o papel que os seus patrocinadores lhe confiaram, o de rasgar os direitos conquistados pelo povo, pelo trabalhador brasileiro.

    E lá tivemos a oportunidade, ao contrário, no domingo, de ver uma multidão de mais de 50 mil pessoas, gente de todas as áreas do Nordeste, de vários Municípios, pessoas que jamais acreditaram na possibilidade de ver as águas do Rio São Francisco chegarem até regiões tão secas e tão distantes. E era visível a alegria, a satisfação, a emoção daquele povo ao receber os dois Presidentes: um que deu início à obra, o Presidente Lula, e que...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... cumpriu boa parte da sua execução; a outra, a Presidenta Dilma, que, durante o período em que governou, em nenhum momento deixou que faltassem os recursos para a continuidade da obra e entregou essa obra depois de ser golpeada por essas forças que estão hoje no poder com mais de 86% da obra já realizada.

    Portanto, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, foi um ato emocionante, um ato que demonstra, claramente, que o Brasil, que o Nordeste, que o povo brasileiro quer de volta os bons tempos que vivenciamos ao longo dos governos do PT.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2017 - Página 35