Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down no Maranhão.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro de evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down no Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2017 - Página 49
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, DOENÇA MENTAL, REGISTRO, REALIZAÇÃO, EVENTO, LOCAL, MARANHÃO (MA), OBJETIVO, CELEBRAÇÃO, DATA, SAUDAÇÃO, UNIVERSIDADE.

    O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje, dia 21 de março, como ocorre anualmente, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em diversos países, haverá intensas programações voltadas para essa comemoração, e o mesmo ocorrerá no Brasil. Especialmente, no meu Estado, o Maranhão, destaco a mesa redonda multidisciplinar pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, organizada pela Liga Acadêmica de Linguagem da Universidade Ceuma, do curso de Fonoaudiologia.

    A partir das 19 horas de hoje, no salão nobre da biblioteca daquela universidade, situada na capital, São Luís, serão abordados os seguintes assuntos: ser um profissional inclusivo, desafios na graduação, desafios da inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino, influência da integração sensorial em pessoas com Síndrome de Down, intervenção fonoaudiológica nas diferentes etapas do desenvolvimento da criança com Síndrome de Down.

    A discussão desse tema por instituições de prestígio, como a Universidade Ceuma, ajuda a superar estigmas e a promover a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down, que hoje chegam a 300 mil brasileiros e brasileiras merecedores de toda a atenção por parte do Poder Público.

    Por isso, parabenizo a Universidade de Ceuma em nome do Reitor, Professor, Mestre Saulo Henrique de Brito Matos Martins, e ao meu querido amigo Mauro Fecury pela feliz iniciativa que é essa sensibilidade para que as causas humanitárias se multipliquem para as outras instituições educacionais.

    Também quero destacar as ações empreendidas no Maranhão, tais como o atendimento de crianças com doenças neurológicas feito pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em abril de 2016, que já contabilizou mais de cinco mil atendimentos a pacientes da capital e do interior do Estado.

    Aproveito a oportunidade para encaminhar meu discurso na íntegra, inclusive falando sobre minha querida cidade de Bacabal, e solicitar que seja publicado na íntegra no Diário do Senado Federal.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.

    DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR JOÃO ALBERTO SOUZA.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2017 - Página 49