Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância de se promover a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down.

Autor
Romário (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Romario de Souza Faria
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Considerações sobre a importância de se promover a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2017 - Página 127
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INCLUSÃO SOCIAL, PESSOA FISICA, DOENTE, DOENÇA MENTAL, REGISTRO, ATUAÇÃO, FILHA, ORADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

21/03/2017


DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO REGIMENTO INTERNO.

    O SR. ROMÁRIO (Bloco Parlamentar Socialismo e Democracia/PSB - RJ. Sem apanhamento taquigráfico.) - Senhoras e Senhores, bom dia a todos. É sempre uma felicidade muito grande participar desse dia dedicado a pessoas tão especiais. Todo ano, nos reunimos aqui para comemorar as conquistas, ver o quanto avançamos e olhar também para os próximos desafios. E para mim é também uma alegria reencontrar tantas pessoas queridas.

    Eu gostei muito do título escolhido para este ano: "Ir e vir com independência -empoderamento de pessoas com síndrome de Down".

    Não existe nada que faça tão bem para a alma quanto a liberdade trazida pela independência. Com liberdade, podemos exercer todos os nossos talentos, revelar todo o nosso amor, escolher as pessoas com quem queremos conviver e os lugares que queremos frequentar.

    As pessoas com síndrome de Down, sempre cheias de vida e de energia, merecem ter independência para escolher uma profissão e um trabalho, para se divertir e aprender, para praticar esportes, escolher suas turmas e ter seu lugar em qualquer espaço da vida cotidiana. Merecem ser respeitadas quando têm um dia triste, como qualquer pessoa. Merecem ter a sua oportunidade de brilhar.

    Vejo isso tudo na minha filha Ivy, já com um pé na adolescência. A Ivy completou doze anos na semana passada. Nela vejo muito talento e aquele brilho nos olhos de quem quer abraçar o mundo.

    A Ivy, que lançou uma biografia no ano passado, agora tem um canal no Youtube, e assim vai poder mostrar um pouco da vida dela e continuar inspirando milhares de pessoas.

    A minha princesa voa cada vez mais alto, e isso é o que desejo: que essas condições favoráveis, de educação e acesso a oportunidades, possam chegar a todos.

    Como a Ivy, existem muitos talentos pelo Brasil. É por isso que estamos aqui hoje, para mostrar, uma vez mais, do quanto eles são capazes. As histórias de vida que vocês vão ouvir mostram que não existe limite para quem acredita nos seus sonhos.

    Eu queria aproveitar essa oportunidade para agradecer a esse verdadeiro exército de pessoas e entidades que estão aqui, comprometidas em criar um mundo melhor e mais justo para as pessoas com síndrome de Down.

    Não vou citar nenhum nome, para não ser injusto esquecendo alguém, mas vocês sabem quem são e sabem o quanto são importantes nessa luta. Sozinho, eu não consigo nada, então deixo aqui os meus parabéns e o meu sincero agradecimento.

    Avançamos bastante, mas não nos enganemos: ainda há muitas barreiras a serem quebradas. Para isso precisaremos de muita paciência, persistência, dedicação e união.

    Por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, que representou um grande avanço, ainda depende da regulamentação de vários de seus artigos, e precisamos mobilizar a sociedade para garantir que isso aconteça dentro do prazo previsto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2017 - Página 127