Pronunciamento de Ana Amélia em 22/03/2017
Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Alegria com a assinatura de acordo de financiamento com a Caixa Econômica Federal para liberação de recursos à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana-RS.
Registro do início da 17ª Expoagro Afubra, a maior feira de agricultura familiar, que se realiza em Rio Pardo – RS.
Agradecimento ao Presidente Eunício Oliveira, pela mudança do horário para início da ordem do dia.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Alegria com a assinatura de acordo de financiamento com a Caixa Econômica Federal para liberação de recursos à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana-RS.
-
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
- Registro do início da 17ª Expoagro Afubra, a maior feira de agricultura familiar, que se realiza em Rio Pardo – RS.
-
SENADO:
- Agradecimento ao Presidente Eunício Oliveira, pela mudança do horário para início da ordem do dia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/03/2017 - Página 17
- Assuntos
- Outros > SAUDE
- Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- ALEGRIA (RS), MOTIVO, ASSINATURA, ACORDO, FINANCIAMENTO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), OBJETIVO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, DESTINO, HOSPITAL, LOCALIDADE, MUNICIPIO, URUGUAIANA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MELHORIA, ASSISTENCIA MEDICA, POPULAÇÃO, REGIÃO.
- ANUNCIO, REALIZAÇÃO, EXPOSIÇÃO AGRICOLA, VINCULAÇÃO, AGRICULTURA FAMILIAR, LOCALIDADE, MUNICIPIO, RIO PARDO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRODUÇÃO, TABACO EM FOLHA, REGIÃO.
- AGRADECIMENTO, EUNICIO OLIVEIRA, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, INOVAÇÃO, HORARIO, INICIO, ORDEM DO DIA, SESSÃO ORDINARIA, MELHORIA, TRABALHO.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Cinco minutos, porque não falo... Estou no art. 17, Presidente.
Quero agradecer muito ao Senador Eduardo Amorim e à própria Senadora Ângela Portela.
Eu preciso subir à tribuna, Presidente Cássio Cunha Lima, para fazer um registro extraordinário, porque hoje – acabei de estar na Caixa Econômica Federal – foi assinado um acordo de financiamento de R$46 milhões para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Essa instituição de saúde pública, Senador Eduardo Amorim – V. Exª tem acompanhado o drama das santas casas –, atende mais de 1 milhão de pacientes não apenas do Município de Uruguaiana, mas os da região da fronteira oeste e também argentinos, porque ali, na fronteira, fica apenas uma ponte e há um acordo binacional de troca nesses serviços.
Então, eu queria saudar a Caixa Econômica Federal, na pessoa do Presidente Gilberto Occhi e de toda a equipe da Caixa Econômica Federal, por ter criado, de forma absolutamente legal e ética, uma programação de um contrato de financiamento com base na legalidade, mas, sobretudo, com a preocupação social para dar assistência médica a essa região – mais de um 1 milhão de pessoas, em quatro especialidades de alta complexidade, entre as quais cardiologia e também pneumologia.
Quero dizer que essa sensibilidade social da Caixa é o que anima e mostra que a solução é possível, sim, quando se tem vontade política e uma equipe técnica, como a Caixa Econômica Federal dispõe. E pode ser também a saída para outras operações, de maneira adequada, cuidando não apenas do custeio – porque vai servir esse recurso para o custeio –, mas para pagar os funcionários, pagar a Previdência, pagar os empréstimos obtidos e tocar adiante uma programação.
Queria saudar, também, a participação decisiva das lideranças empresariais de Uruguaiana, que se uniram para praticamente avalizar essa operação de crédito da Caixa Econômica Federal. Parabéns! É assim que se vencem os problemas mais graves do País! Parabéns, Uruguaiana, na pessoa do provedor da Santa Casa, Eduardo Velo.
E eu queria, por fim, fazer o registro também de que começou ontem, lá em Rio Pardo, no coração do Rio Grande do Sul, a 17ª Expoagro Afubra. É a maior feira de agricultura familiar do País, realizada nesse Município. São milhares de agricultores familiares dedicados à produção diversificada de várias culturas.
O Presidente da Afubra, Benício Werner, disse que o clima é de otimismo, amparado numa projeção de uma boa safra de grãos, especialmente milho e soja, e na qualidade da produção, especialmente daquela região, de tabaco. Há uma grande discriminação a esse setor, sendo que 85% da produção é dedicada, Senador Cássio Cunha Lima, à exportação da folha do tabaco.
E disse ainda o Presidente Benício Werner que a lavoura é diversificada, mas que a renda obtida por hectare do cultivo do tabaco desbanca qualquer alternativa que eles usem também – criação de suínos, leite, aves, reflorestamento e produção de grãos. O produtor sempre vai optar, claro, pelo seu direito de obter a melhor renda. Isso seria lá no Sul, como seria na sua Paraíba. E essas pequenas propriedades têm, na produção do tabaco, a sua grande rentabilidade.
E eu queria, então, agradecer a realização do evento. Não estou lá, porque terça, quarta e quinta, nós temos sessão deliberativa.
V. Exª, na Vice-Presidência, e o Presidente Eunício Oliveira têm feito aqui – comentava com a Senadora Ângela Portela – uma grande inovação. Começar a Ordem do Dia às 16h, Presidente, faz...
(Soa a campainha.)
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... uma diferença enorme na qualidade da nossa produção legislativa, mas, sobretudo, na qualidade de vida nossa, porque quem chega aqui, como nós, mulheres – está aqui a Senadora Fátima, somos madrugadoras –, que chegamos às 7h30, 8h, e ficamos até 9h, 10h da noite, sabe que isso, sinceramente, não é humano.
Então, essa forma de trabalhar, com mais racionalidade, é humanizada e também melhora a qualidade do nosso serviço.
Eu agradeço muito ao Presidente, e termino essa aqui com os meus cinco minutos.
Muito obrigada.