Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da protocolização de projeto de lei de normas gerais para revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, no Piauí.

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Anúncio da protocolização de projeto de lei de normas gerais para revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2017 - Página 101
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • ANUNCIO, PROTOCOLO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, NORMAS GERAIS, REVIGORAÇÃO, BACIA HIDROGRAFICA, RIO PARNAIBA, LOCALIDADE, ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, CONSERVAÇÃO, RECURSOS HIDRICOS, COMBATE, PERDA, ABASTECIMENTO DE AGUA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO, COMENTARIO, SITUAÇÃO, SECA, REGIÃO SEMI ARIDA, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, AGUA.

    Um dado citado na matéria, Srª Presidente, é simbólico e nos mostra o descaso com que o problema foi encarado ao longo das últimas quatro décadas. No Vale do Gurgueia, em Cristino Castro, apenas o Poço Jorrante Violeto, perfurado pela CPRM há mais de 45 anos, derramando água sem aproveitamento, desperdiçou nos últimos 44 anos 2 bilhões de metros cúbicos de água. Isso é o volume de toda a Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro.

    Srªs e Srs. Senadores, isso é motivo de muita vergonha para todos nós homens públicos responsáveis por cuidar do povo que nos manda para cá, para o Planalto Central, decidir os destinos da Nação.

    O horizonte, Srª Presidente, começa a clarear. Conseguimos incluir no Plano Plurianual 2016/2019 a Adutora do Sertão, possível solução definitiva para o drama secular da seca no Sertão, no Semiárido do Piauí, levando água de excepcional qualidade para mais 600 mil piauienses em 51 cidades do nosso Semiárido. Também garantimos recursos na Lei Orçamentária deste ano de 2017 para os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dessa obra de grande e inestimável alcance social.

    Srª Presidente, nós contamos, para esse projeto, com o apoio e a sensibilidade do Presidente Michel Temer, do nosso estimado Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, bem como do nosso estimado Dyogo Oliveira, muito digno Ministro do Planejamento.

    Srª Presidente, eram essas as minhas palavras no Dia Mundial da Água, no intuito de destacar não só a importância da data, mas as minhas preocupações com o tema e as ações que temos desenvolvido para mudar o cenário atual e contribuir para a proteção ambiental e para a qualidade de vida do povo brasileiro, especialmente do povo piauiense. Eram essas, Srª Presidente, as palavras que queríamos pronunciar na noite de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2017 - Página 101