Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Bispo Emérito da Paraíba.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Bispo Emérito da Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2017 - Página 92
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, BISPO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Sem revisão do orador.) – Agradeço, Presidente.

    Serei muito breve, apenas para registrar, com muito pesar, que ontem foi sepultado na Basílica Menor à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves, na nossa capital, João Pessoa, Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

    Dom Marcelo foi um operário da fé. Em 1980 foi nomeado 1º Bispo de Guarabira, a caçula das nossas dioceses, foi o 4º Arcebispo da Paraíba, e, caprichosamente, esse operário da fé nasceu no dia 1º de maio. Trabalhou a vida inteira pelos mais pobres. Labutou pela justiça e pela liberdade, sendo uma das vozes mais fortes no enfrentamento à ditadura militar.

    Durante toda sua vida, Dom Marcelo semeou esperança e plantou a fé. E, paradoxalmente, por trás do seu corpo frágil existia uma espiritualidade muito, muito forte. Poucas vezes vi num homem tanta força espiritual, tanta coragem individual, coerência nos atos e nas atitudes, altivez, destemor, firmeza, com mais um traço da sua personalidade...

(Soa a campainha.)

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – ... que o marcou profundamente: a doçura, a meiguice, a forma sempre afável de tratar quem quer que fosse sem jamais perder a sua autoridade. Sempre foi um homem dotado de extraordinária autoridade, sem nenhum resquício de autoritarismo.

    Tive o privilégio de conviver com Dom Marcelo, meus familiares, meus filhos, e tive a honra de poder com ele construir uma relação de amizade que perpassou o período em que ele foi nosso Arcebispo, porque depois de ter deixado a arquidiocese foi morar em Olinda. E lá estive conversando com Dom Marcelo algumas vezes.

    Portanto, a Igreja Católica do Brasil, a comunidade cristã fica com um vazio neste instante que será preenchido com o legado de Dom Marcelo, com a trajetória de vida, com o exemplo dignificante que ele teve como cristão que sempre usou como lema evangelizar, e fez do Evangelho a sua luta, a sua arma em defesa da construção de uma sociedade melhor.

    Fica aqui, em meu nome pessoal e, tenho certeza, em nome de todos os paraibanos, de forma muito particular do povo de Guarabira, esta nossa nota de pesar.

    Solicitamos à Mesa que encaminhe aos familiares de Dom Marcelo este voto de condolências para aquele que nós podemos definir, Sr. Presidente, como um santo homem, um santo homem que dignificou sua existência na Terra e que nos deixa um legado a ser seguido como exemplo de compromisso social, consciência política e, sobretudo, luta por justiça e por igualdade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2017 - Página 92