Pronunciamento de Gleisi Hoffmann em 29/03/2017
Explicação pessoal durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Explicação pessoal em resposta ao Senador José Medeiros que mencionou a de reprodução de gravação de áudio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Autor
- Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Explicação pessoal
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Explicação pessoal em resposta ao Senador José Medeiros que mencionou a de reprodução de gravação de áudio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/03/2017 - Página 51
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, JOSE MEDEIROS, SENADOR, REPRODUÇÃO, GRAVAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE, ASSUNTO, PREVIDENCIA SOCIAL.
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) – Eu agradeço, Presidente.
O que aconteceu aqui foi uma tremenda falta de respeito. Eu não estava aqui em plenário, estava em uma reunião fora, quando comecei a ouvir uma gravação do Presidente Lula que foi colocada no microfone, falando sobre a reforma da previdência, pelo Senador que me antecedeu.
E ele, com essa gravação, tentando...
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Art. 14, Senadora.
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Calma, calma... É porque depois ele falou de mim.
(Intervenção fora do microfone.)
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – Por favor, Senador, eu escutei o senhor, escutei V. Exª.
Tentando dizer que o Presidente Lula defendia a reforma da previdência e induzia ao erro. Eu vim para cá e pedi para que ele parasse da fazer isso, porque isso não é correto, não é respeitoso, não é ético. Primeiro que o Presidente Lula não é Senador da República, para falar aqui do plenário do Senado; e, segundo, a conjuntura em que o Presidente Lula falou e sobre o que ele falou não tem nada a ver com a conjuntura que nós estamos vivendo e sobre a reforma que nós estamos debatendo.
Aliás, nós não somos contra a reforma. O Presidente Lula fez uma reforma da previdência, a Presidenta Dilma fez uma reforma da previdência. Nós somos contra esta reforma, este desmonte.
Depois, o Senador pega o microfone e diz que eu venho aqui falar porque eu estou nervosa, porque eu estou com raiva. É uma forma muito normal de desqualificar as mulheres, quando vêm aqui ao plenário falar.
Eu vim aqui defender o Presidente Lula, a sua honra, a sua história, o seu posicionamento. Não pode acontecer isso, uma liderança como o Presidente Lula ter a sua voz utilizada fora do contexto, fora da conjuntura, por um Senador que quer, oportunisticamente, fazer um debate, aqui, dizendo o que não é verdade, dizendo uma mentira. Então, eu tenho que deixar registrado aqui e fazer este desagravo ao Presidente Lula.
Eu sinto muito o que aconteceu neste plenário e espero que esse desrespeito não aconteça novamente.