Fala da Presidência durante a 34ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro de comprometimento para realização de reuniões com senadores, de oposição e de situação, para debater matérias de interesse da sociedade.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Registro de comprometimento para realização de reuniões com senadores, de oposição e de situação, para debater matérias de interesse da sociedade.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2017 - Página 17
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, COMPROMETIMENTO, ORADOR, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, SENADOR, OPOSIÇÃO, SITUAÇÃO, OBJETIVO, DEBATE, MATERIA, INTERESSE, POPULAÇÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Obrigado, Senadora, e eu quero deixar bem claro que esse foi um compromisso que assumi com os Srs. Senadores, com as Srªs Senadoras e até com o corpo de funcionários e técnicos desta Casa.

    Nós temos condições de produzir muito mais, entendo eu, dentro do Regimento, sem ferir o Regimento, cumprido fielmente o Regimento e os compromissos assumidos de preservar aquilo que dá o norte nesta Casa, que é exatamente o nosso Regimento, e obviamente a Constituição Federal e as leis, que estamos obrigados a cumprir.

    E mais, Senadora, e mais! Eu vi ontem, na imprensa, a imprensa curiosa para saber quais os motivos de uma reunião com oito Senadores de partidos diferentes. Talvez essa nova metodologia vá nos permitir – como está nos permitindo – voltar a fazer o que nós estamos aqui para fazer: política. Devemos conversar entre posições contrárias, entre partidos da oposição e da situação, para que possamos fazer aquilo que é nosso papel: discutir, debater e fazer política. E as pessoas até se assustaram: "Ora, como oito Senadores se reuniram de partidos diferentes? Qual era o assunto?" O assunto vai ser sempre o assunto de política e de interesse da sociedade brasileira.

    Então, nós vamos ter tempo, inclusive, para nos reunirmos quando quisermos, fora da Casa ou até na própria Casa, para fazermos aquilo para que a sociedade brasileira nos colocou aqui: não apenas leis, mas também debates. E, assim, fazermos a política, que é essencial para a democracia brasileira, entendo eu – e creio que também a senhora e todos os outros que compõem esta Casa.

    Obrigado, Senadora.

    E eu passo a palavra ao Senador Jorge Viana, o primeiro orador inscrito.

    Senador Jorge Viana, tem a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2017 - Página 17