Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à nota divulgada pelo Ministério da Educação sobre a extinção do Programa Ciência sem Fronteiras para estudantes da graduação.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Críticas à nota divulgada pelo Ministério da Educação sobre a extinção do Programa Ciência sem Fronteiras para estudantes da graduação.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2017 - Página 77
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • CRITICA, NOTA, DIVULGAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ASSUNTO, EXTINÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, INTERCAMBIO EDUCACIONAL, ESTUDANTE, GRADUAÇÃO, MOTIVO, RETIRADA, OPORTUNIDADE, APRENDIZAGEM, AMBITO INTERNACIONAL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu, hoje inclusive, tive a oportunidade de, na tribuna, abordar esse tema. E eu quero aqui me associar à Senadora Fátima Bezerra, no sentido de considerar essa medida como mais uma medida absolutamente incompreensível por parte deste Governo. É por essa razão que eu tenho dito que o Ministro Mendonça Filho é um verdadeiro "mãos de tesoura". Tudo ele corta, tudo ele reduz.

    E esse programa acabou, sim, com uma parte do programa, que é aquela que diz respeito ao Ciência sem Fronteiras na parte da graduação. A experiência de um jovem desses, muitos deles pobres, na universidade, muita gente de classe média, que foram e tiveram a oportunidade de aprender outro idioma, a oportunidade de estudar em universidades diferenciadas, o que isso representa profissionalmente... Mas este Governo que está aí quer que o Brasil continue a exportar cérebros, e não formá-los, não dar a eles a oportunidade de, muitas vezes, ir ao exterior estudar e trazer os conhecimentos para cá.

    Então, vejo isso como algo absolutamente inaceitável e digo que essa é mais uma demonstração de que este Governo não veio para construir nada; veio para desmontar, principalmente tudo aquilo que faz parte das áreas sociais.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2017 - Página 77