Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da realização da audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Rural e Turismo, destinada a discutir as obras da transposição do Rio São Francisco.

Criticas à aprovação do Projeto de Lei nº 4.302, de 1998, que regulamenta a terceirização.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Anúncio da realização da audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Rural e Turismo, destinada a discutir as obras da transposição do Rio São Francisco.
TRABALHO:
  • Criticas à aprovação do Projeto de Lei nº 4.302, de 1998, que regulamenta a terceirização.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2017 - Página 85
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > TRABALHO
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, HELDER BARBALHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, OBJETIVO, DISCUSSÃO, OBRAS, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.
  • CRITICA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), ASSUNTO, REGULAMENTAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO, ATIVIDADE ESSENCIAL, EMPRESA, SERVIÇO PUBLICO, MOTIVO, EXISTENCIA, PRECARIEDADE, RELAÇÃO DE EMPREGO, PREJUIZO, TRABALHADOR, DEFESA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, PAULO PAIM, SENADOR, OBJETO, MATERIA.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, primeiro só para reforçar o convite a V. Exª, aos demais Senadores e Senadoras, especialmente da Bancada nordestina, para a audiência pública que nós realizaremos amanhã, na Comissão de Desenvolvimento Rural e Turismo. Já temos confirmada a presença do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, caravanas estão vindo do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Ceará. E vamos lá, Sr. Presidente, amanhã, claro, tratar de um assunto muito importante para nós nordestinos, especialmente para o Rio Grande do Norte, Ceará e parte da Paraíba, que são as águas do São Francisco, especialmente no que diz respeito às obras do Eixo Norte, porque é através do Eixo Norte que o Rio Grande do Norte, assim como o Ceará e parte da Paraíba, serão contemplados com a integração das bacias do Rio São Francisco.

    Então, a partir das 8h30, a audiência pública nossa, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que vai ser coordenada por mim e pela Senadora Lídice, que é a nossa Vice-Presidente.

    Por fim, Sr. Presidente, parabenizo V. Exª pela decisão que anunciou hoje de remeter o projeto de lei que trata do tema da terceirização para as comissões da nossa Casa, decisão muito oportuna e sensata. Vamos fazer o debate na perspectiva inclusive de que possamos aprovar aqui o Substitutivo do Senador Paim, que, em sendo aprovado, corrigirá esse equívoco, esse retrocesso brutal que foi a aprovação do PL 4.308, na Câmara dos Deputados.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Projeto flagrantemente inconstitucional, tanto é que o Partido dos Trabalhadores e outros partidos estão ingressando – aliás, já ingressaram – com ações diretas de inconstitucionalidade sobre a matéria aprovada, o projeto de lei aprovado na Câmara.

    E é isso, Sr. Presidente. Esperamos aqui fazer, repito, o bom debate e que o projeto de lei do Senador Paim venha a ser aprovado pelo quanto...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... ele vai impedir, repito, esse retrocesso brutal que foi a aprovação do projeto de lei na Câmara, à medida que ele proíbe...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... a terceirização para atividades-fim, resgata a questão da responsabilidade solidária e, sobretudo, o projeto de Paim vem na direção daquilo que o Brasil quer, que os trabalhadores terceirizados querem, que é garantir a eles os direitos previstos na CLT, bem como na Constituição, e não o que está acontecendo hoje...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... com a aprovação da matéria na Câmara, que está rasgando a CLT, portanto, precarizando as relações de trabalho para o grupo dos mais de 12 milhões de terceirizados que a gente tem no País.

    Parabéns a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2017 - Página 85