Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização do festival de inovação digital Campus Party Brasil, em Salvador.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIENCIA E TECNOLOGIA:
  • Registro da realização do festival de inovação digital Campus Party Brasil, em Salvador.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2017 - Página 87
Assunto
Outros > CIENCIA E TECNOLOGIA
Indexação
  • REGISTRO, ENTREVISTA, RUI COSTA, GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), REFERENCIA, LANÇAMENTO, EVENTO, SETOR, CIENCIA E TECNOLOGIA, LOCAL, SALVADOR (BA), COMENTARIO, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) – Rapidamente, Senador Jorge Viana, é só para registrar, Sr. Presidente, que ontem foi lançado na Bahia, em entrevista coletiva, pelo nosso Governador, pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, pelo Secretário de Educação, por um grupo de Secretários, a Campus Party Brasil, evento considerado a maior experiência tecnológica do mundo e que reúne jovens em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital, desde a sua primeira edição, na Espanha.

    Salvador sediará a Campus Party entre os dias 9 e 13 de agosto. Por conta do empenho do nosso Governador e do Secretário de Ciência e Tecnologia, nosso companheiro Vivaldo Mendonça, Salvador será a "Capital Mundial do Compartilhamento de ldeias" e de criatividade, o que refletirá positivamente em setores como turismo e educação.

    O encontro vai contar com a participação de 35 mil visitantes, sendo 4 mil chamados "campuseiros", que são os participantes que acamparão na Arena Fonte Nova, local de realização do encontro, que já se realiza há 10 anos no Brasil. A infraestrutura garantirá internet de 20 gigabytes para aproveitar mais de 250 horas de atividades e conteúdo. Também haverá apresentação de projetos de instituições tecnológicas e de ensino, palestras, workshops, robótica, maratona de negócios, dentre outras atividades, e ainda instalação de 1,5 mil barracas para os participantes que chegam do interior e de outros Estados do País.

    Então, meu caro Senador, Srªs e Srs. Senadores, é só para registrar esse esforço do Governo da Bahia, que se contrapõe, infelizmente, à atitude tomada pelo Ministério da Educação finalizando o Programa Ciência sem Fronteiras, à medida que não lançará novos editais para esse projeto que estimularia a educação, a ciência e a tecnologia no nosso País. Por outro lado, a Bahia faz esse grande momento, esse grande encontro, para alegria da juventude, da ciência e da tecnologia do nosso País.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2017 - Página 87