Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) pelo atendimento as crianças com cardiopatia congênita do estado de Tocantins (TO).

Autor
Kátia Abreu (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Agradecimento à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) pelo atendimento as crianças com cardiopatia congênita do estado de Tocantins (TO).
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2017 - Página 70
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SANTA CASA DE MISERICORDIA, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REALIZAÇÃO, CIRURGIA, ORGÃO HUMANO, CRIANÇA, PORTADOR, DOENÇA GRAVE, MORADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ENFASE, PORTARIA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), DETERMINAÇÃO, AUMENTO, RECURSOS, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

    A SRª KÁTIA ABREU (PMDB - TO. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, a semana passada eu vim a esta tribuna, a esta Casa, me escandalizar e dividir a minha preocupação com o Brasil a respeito de mil crianças no Tocantins, que estão na fila esperando cirurgias, pela incapacidade do Governo do Estado, pela falta de gestão, pelo ordenamento da saúde no Estado. Mil crianças, que foram denunciadas pelo nosso Defensor Público, competente, Dr. Artur, e também o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, Drª Carolina e Drª Rosane.

    Mas, dessas mil crianças na fila esperando cirurgias no Tocantins, Senador Ataídes Oliveira, tem uma criança até com sete anos esperando uma cirurgia renal. Mas o Dr. Artur, Defensor Público, conversou comigo e disse da gravidade de doze crianças – bebês – com cardiopatia congênita, que podem e correm alto risco de vida.

    E hoje eu recebi, no meu gabinete, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que é uma referência nacional e internacional em resolutividade, em gestão, e é um exemplo para o Brasil. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Senador Ataídes Oliveira, vai operar as doze crianças, os doze bebês do Tocantins com cardiopatia congênita.

    Eu quero agradecer, aqui de público, a Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia, o Presidente é o Sr. Edson Rogatti, e o Dr. Julio Flávio, que é o presidente, Diretor Geral, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Eu agradeço imensamente o que vocês estão fazendo pelo Tocantins, pelas nossas famílias dessas crianças doentes.

    Mas, agora, nós vamos para uma segunda etapa. A Defensoria Pública do Tocantins, com o Ministério Público Estadual e Federal, das outras mil crianças menos doze, vamos levantar agora as cem crianças mais graves, por área e por especialidade, porque a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e outros hospitais do Brasil vão nos ajudar a colocar essas crianças para fazer a cirurgia.

    E quero aqui também saudar, fiquei sabendo hoje, através da Santa Casa de Misericórdia, que o Ministro Ricardo Barros, da Saúde – quero aqui saudá-lo – vai aumentar em 40% o valor da tabela do SUS para cirurgia congênita de crianças, infantil, 40%. Não é o ideal, não é o suficiente, mas já melhora bastante.

    Diz que, nos próximos dias, o Ministro da Saúde Ricardo Barros vai estar soltando essa portaria com essa determinação. Isso já vai melhorar muito a situação das cirurgias dessas crianças com cardiopatia congênita no Brasil.

    Então, eu quero mais uma vez agradecer e dizer que nós vamos continuar na luta, buscando condições, buscando meios para operar as nossas crianças. Enquanto os cães ladram, a caravana passa. Vamos à luta, vamos ao trabalho, porque o Governo do Tocantins é incompetente, sim, não tem capacidade administrativa, não conhece a palavra gestão e ainda encontra um time de bajuladores que, ao invés de ficar do lado do povo, quer ficar do lado deste Governo incompetente.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2017 - Página 70