Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de audiência pública realizada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro de audiência pública realizada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2017 - Página 73
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, ASSUNTO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, IMPORTANCIA, CONCLUSÃO, OBRAS, CHEGADA, AGUA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DA PARAIBA (PB).

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, quero tão somente aqui, mais uma vez, me associar aos Senadores e Senadoras que já registraram a importante audiência pública presidida por mim e pela Senadora Lídice na Comissão de Desenvolvimento Regional que tratou do tema do São Francisco, precisamente a retomada da obra do Eixo Norte, que vai trazer as águas para o Rio Grande do Norte, Ceará e parte da Paraíba.

    Foi uma audiência extremamente representativa, com a presença de toda a Igreja lá do meu Estado – o Arcebispo de Natal, D. Jaime; o Bispo de Caicó, D. Antônio; de Mossoró, D. Mariano –, da academia – ou seja, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal –, das Assembleias Legislativas do meu Estado – Deputado Fernando Mineiro, Deputado Gustavo – bem como de Parlamentares da Paraíba, além de uma presença muito expressiva da Bancada nordestina.

    Quero dizer que nós deliberamos pela criação, Senador Capiberibe, de um grupo parlamentar, sugestão, inclusive, do Senador Humberto, Senador Valadares, e esse grupo parlamentar vai ser exatamente para acompanhar, passo a passo, os desdobramentos dessa grandiosa obra, pelo caráter humano, social que ela tem, que é a integração das bacias do São Francisco.

    Igualmente, já decidimos fazer, a partir do segundo semestre, uma nova rodada de audiências públicas. Desta vez, iremos aos Estados, inclusive ao Estado da Bahia, onde o foco central vai ser exatamente o tema da revitalização das águas do São Francisco, requerimento, inclusive, já apresentado pela Senadora Lídice.

    Concluo, inclusive, dizendo que a Comissão de Desenvolvimento Regional, sintonizada com essa temática que é a questão da segurança hídrica, decidiu também, por unanimidade, que a política pública a ser avaliada pela Comissão neste ano de 2017 é a questão da segurança hídrica e gestão de uso das águas, principalmente nas Regiões Nordeste e Norte, pelas especificidades que elas apresentam.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2017 - Página 73