Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à declaração do Vereador de Franca (SP), Côrrea Neves, sobre a privatização da Faculdade de Direito e do Centro Universitário de Franca (Uni-Facef).F

Autor
Airton Sandoval (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Airton Sandoval Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Críticas à declaração do Vereador de Franca (SP), Côrrea Neves, sobre a privatização da Faculdade de Direito e do Centro Universitário de Franca (Uni-Facef).F
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2017 - Página 26
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, VEREADOR, CAMARA MUNICIPAL, FRANCA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, PRIVATIZAÇÃO, AUTARQUIA MUNICIPAL, ENSINO SUPERIOR, FACULDADE, DIREITO, CENTRO UNIVERSITARIO, MUNICIPIO.

    O SR. AIRTON SANDOVAL (PMDB - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, cidadãos que nos acompanham pela TV, pela rádio e pelas redes sociais do Senado Federal, subo hoje a esta tribuna com um misto de indignação e solidariedade por Franca, minha cidade. Indignação, pela tentativa unilateral e desonesta do Vereador Corrêa Neves, da Câmara Municipal de Franca, de golpear a educação superior da cidade com especulação e ardil de que a Prefeitura estaria em via de privatizar a Faculdade de Direito e o Centro Universitário de Franca.

    Essas faculdades municipais são autarquias do Município, Excelência, têm tradição de qualidade em educação e, diga-se de passagem, qualidade também de gestão, porque essas autarquias, que não visam a lucro – portanto, as mensalidades são módicas, à altura de todos –, se mantêm e mantêm um bom nível de educação superior.

    Aí eu pergunto: a quem interessa instigar a venda das nossas faculdades? A quem interessa lucrar com a venda das faculdades municipais de Franca, autarquia, Sr. Presidente? O Vereador, a bordo de um suposto poder que ele imagina venha de seu mandato e do jornal impresso e digital que ele detém, envergonha seus eleitores com tal especulação, envergonha a classe jornalística por tentar fazer de uma falácia uma verdade.

    O Prefeito de Franca, Sr. Presidente, acuado e instado a responder à reação negativa da população, agora afirma que privatização não estava no seu radar.

    O mentor do tal projeto, Vereador Corrêa Neves, tenta se justificar e se enrola ainda mais. Diz ele que, com a privatização, haveria uma injeção de recursos no Poder Executivo.

    Diante dessa tentativa de ludibriar a opinião pública, eu vou ao passado e resgato uma expressão caipira e matreira do meu bisavô, que ilustra bem o que estamos vendo em Franca. Ele dizia, Sr. Presidente, que "o pica-pau no pau e o tatu no pé, nesse pau tem mé." O povo não é tolo, Sr. Vereador Corrêa Neves. Não subestime a inteligência dos eleitores e leitores, porque todos estão atentos.

    Registro aqui a minha total solidariedade aos educadores e estudantes da Faculdade de Direito e do Uni-Facef, que de pronto se levantaram contra essa lambança do Vereador Corrêa Neves e do jornal Comércio da Franca e, legitimamente, têm se manifestado nas redes sociais e nas ruas. Não vamos nos desfazer de instituições que formaram universitários que nos dão orgulho há mais de meio século – inclusive eu, Sr. Presidente, me formei nessa Faculdade de Direito de Franca.

    Não vamos engolir nenhuma tentativa de golpe sobre a educação superior de Franca ou nos deixar enganar por nenhuma artimanha que vise a surrupiar o direito dos nossos jovens de ter acesso popular e democrático a essas faculdades que tanto contribuíram com o desenvolvimento de Franca.

    Quero cumprimentar o pessoal do Diretório Acadêmico 28 de Março, da minha Faculdade de Direito de Franca, pelo movimento que estão fazendo. Eles foram à Câmara Municipal demonstrar o seu descontentamento com a atitude desse Vereador.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2017 - Página 26