Pela ordem durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido ao Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que a venda de milho seja também para atender aos médios produtores e aos produtores de leite do Sertão de Alagoas.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Pedido ao Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que a venda de milho seja também para atender aos médios produtores e aos produtores de leite do Sertão de Alagoas.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2017 - Página 47
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • PEDIDO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), CONSELHO, ABASTECIMENTO, VENDA, MILHO, MEDIO PRODUTOR RURAL, PRODUTOR RURAL, LEITE, ORIGEM, CANAL DO SERTÃO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu recebi uma informação de um grupo de criadores do Semiárido do meu Estado. Na mesma linha do raciocínio do Senador Fernando Bezerra – na verdade, essa portaria do Presidente da República autorizou 200 mil toneladas de milho para atender aos pequenos criadores do Semiárido nordestino –, eu queria fazer aqui um apelo ao Ministério da Agricultura, também endereçado à Conab: a seca não faz distinção. Ela é seca para o pequeno, para o médio e para o grande. E a informação que me chegou ao gabinete é de que a Conab só está vendendo milho para os criadores do Nordeste que são detentores apenas de quatro módulos fiscais. Isso, Sr. Presidente, deixa de fora a grande maioria dos produtores e dos criadores, principalmente aqueles que trabalham na área do gado leiteiro, que é o que acontece no Semiárido do meu Estado de Alagoas.

    Então, eu aproveito esta oportunidade – já agradeci ao Presidente, já agradeci ao Ministro da Agricultura, aos Ministros diretamente envolvidos – para fazer este apelo ao Ministério da Agricultura, através da Conab, no sentido de que a venda do milho seja também para atender aos médios e aos produtores de leite do Sertão de Alagoas, e não limitar apenas a quatro módulos, porque aí, Sr. Presidente, talvez nem esse povo possa compra uma quantidade suficiente de milho. Por isso eu faço este apelo – repito – ao Ministério da Agricultura a fim de que reavalie. Também me chegou a informação de que isso é uma tabela feita ao longo de muitos anos atrás, e a coisa é mais grave do que se possa imaginar. Foi atendido o apelo dos pequenos e médios produtores do Nordeste. Agora, a limitação de quatro módulos fiscais é insuficiente para atender àqueles que estão vivendo as mesmas dificuldades daqueles que têm quatro módulos fiscais. Esse é o apelo que eu dirijo da tribuna do Senado diretamente para o Ministério da Agricultura rever essa situação e dar uma solução, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2017 - Página 47