Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Partido dos Trabalhadores (PT) fazendo referência às eleições de suas novas direções.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio ao Partido dos Trabalhadores (PT) fazendo referência às eleições de suas novas direções.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2017 - Página 51
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFERENCIA, REALIZAÇÃO, ELEIÇÃO, DIREÇÃO, AMBITO MUNICIPAL, AMBITO ESTADUAL.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, quero me associar aqui à Senadora Gleisi e também saudar os militantes filiados e filiadas ao nosso Partido, que neste último domingo, conforme disse aqui a Senadora Gleisi, deram mais uma demonstração de amor ao PT, deram mais uma demonstração do quanto o PT continua sendo um instrumento muito importante, muito estratégico para continuar a nossa luta em defesa da democracia, principalmente nesses tempos em que nós estamos vivendo – tempos, inclusive, Sr. Presidente, em que o PT tem sido alvo de muita campanha difamatória. O PT tem sido alvo inclusive de um processo de criminalização junto à nossa principal liderança, que é o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tempos em que o nosso Partido foi duramente atingido, porque, afinal de contas, o mandato presidencial foi cassado, da forma vergonhosa como foi, através da Presidenta Dilma, cuja filiação era a filiação, como continua sendo, ao Partido dos Trabalhadores.

    Mas quero dizer, Sr. Presidente, que frente a tudo isso, repito, mais uma vez o Partido dá uma demonstração de força, de unidade, de compromisso, de esperança e de confiança renovada. O processo de eleições diretas se iniciou neste último domingo em mais de 4 mil Municípios pelo País afora. O processo de eleições diretas lá no meu Estado, Rio Grande do Norte, a exemplo dos demais Estados, teve uma participação expressiva dos nossos filiados e filiadas, o que demonstra claramente, claramente, o quanto o PT continua sendo, volto a afirmar, um importante instrumento, Senadora Gleisi, de defesa do Brasil, de defesa da democracia.

    O Partido dos Trabalhadores cada vez mais tem consciência de que ao lado de outras forças no campo da oposição, ao lado, sobretudo, das ruas, dos movimentos sociais, dos movimentos populares... O PT, mais do que nunca, tem consciência do desafio que está colocado para todos nós agora, que é resistir frente a essa agenda de retirada de direitos, que é barrar essas reformas que vêm na direção, como a reforma da previdência, como os projetos de lei que tratam sobre a terceirização, que é a PEC 55, que congelou os investimentos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.

    O PT, mais do que nunca, tem consciência do desafio e da missão que nós temos a cumprir neste momento, que é barrar essas reformas, que é trazer a democracia de volta com a realização de novas eleições diretas já, e trazendo, sim – trazendo, sim –, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, pelo que ele representa de esperança do povo brasileiro, para que nós possamos colocar o Brasil em outro rumo, para o Brasil se encontrar com a democracia, se encontrar com aquele projeto iniciado pelo Presidente Lula, com distribuição de renda, com geração de emprego e com inclusão social. Então, a mensagem que fica do processo congressual do PT que se inicia exatamente neste domingo é exatamente essa, Senador Humberto, é da vitalidade e da força do nosso Partido.

    Eu quero encerrar dizendo que o processo continua, até porque, como disse aqui a Senadora Gleisi, nós vamos ter agora a etapa dos congressos estaduais, quando serão escolhidas as direções estaduais, e vamos coroar, em junho, através do Congresso Nacional, Marisa Letícia Lula da Silva, quando nós escolheremos a Presidência Nacional do PT e a Direção Nacional.

    Quero aqui, de público, saudar a Senadora Gleisi e o Senador Lindbergh, os dois nomes colocados à disposição da militância dos filiados e filiadas de todo o Brasil, e quero saudá-los pelo quanto eles qualificam este momento rico que o PT vive, pela trajetória de cada um, trajetória militante, de atuação política parlamentar competente, e pelo quanto eles expressam o que a militância defende em todo o País, que é um partido militante, um partido comprometido, sobretudo, com a defesa da democracia no nosso País. Seu nome, Gleisi, e o do Senador Lindbergh representam também uma renovação de caráter geracional e de gênero muito importante.

    Muito obrigada. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2017 - Página 51