Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento de crimes de abuso contra crianças e adolescentes relacionados ao uso da internet, com destaque para o jogo Baleia Azul.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Preocupação com o aumento de crimes de abuso contra crianças e adolescentes relacionados ao uso da internet, com destaque para o jogo Baleia Azul.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 53
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, AUMENTO, CRIME, ABUSO, VITIMA, CRIANÇA, ADOLESCENTE, UTILIZAÇÃO, INTERNET, ENFASE, SOFTWARE, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, SUICIDIO, JUVENTUDE.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria agradecer a V. Exª.

    O requerimento da CPI é de 2016 e a violência contra crianças se alastrou no País de maneira tal... Nós avançamos com a CPI da Pedofilia, avançamos do ponto de vista da legislação e tecnicamente foi a Polícia Federal do Brasil quem mais avançou, e a carência daquilo que cresceu.

    V. Exª, após uma conversa – V. Exª não sabia, porque é de 2016 –, teve sensibilidade, porque, de 2016 para cá, nós temos aí o advento da Baleia Azul, e V. Exª via, junto comigo, estarrecido, as crianças que se suicidaram. O jogo continua. São 40 itens num jogo em que a criança entra, e quem está por trás são os entrepostos que estão aqui no Brasil, porque o jogo é da Rússia, e eles têm os entrepostos em cada nação.

    A criança é compungida a entrar e, depois, é massacrada mentalmente, ameaçada para não sair, para não acontecer violência com os pais. A criança, então, entra em estado de depressão, volta a fazer xixi na cama, cai o rendimento escolar, a criança fica obesa, come compulsivamente, e vai entrando num estágio que ela não tinha para si antes do jogo.

    E há também o aplicativo da mutilação: a criança é conclamada a reagir contra a sua família. Eles levam a criança a entender que disciplina de pai e mãe corresponde a maus-tratos. As crianças começam a entrar num vazio e se automutilar.

    Nós estamos vivendo diante de um quadro criminoso e violento. O pessoal do Facebook já procurou, depois de saber da CPI, dado o desespero, uma legislação para esse crime cibernético – é o chamado crime cibernético –, e nós temos, Sr. Presidente, tanto no Ministério Público Federal ou Estadual, na Polícia Federal, técnicos e também a SaferNet, que é uma ONG importante no Brasil, que nos ajudará a construir uma legislação e, mais que isso, fazer uma investigação segura, severa, para que se possam colocar na cadeia todos esses criminosos que continuam abusando, conduzindo ao sofrimento emocional, moral, as crianças do nosso País.

    Sr. Presidente, eu quero cumprimentá-lo em nome das nossas crianças. Quero cumprimentá-lo em nome das famílias e em nome do Brasil.

    E esteja certo, Sr. Presidente, que essa pauta é uma das pautas mais positivas desta Casa. V. Exª, ao fazer referência, na semana passada, aí nessa cadeira, todos os jornais do País – escritos, jornais na internet, blogues, todos eles trataram do assunto dessa pauta, do interesse... Aliás, é o interesse da família, é o interesse nosso, do Brasil, das nossas crianças. Eu agradeço a V. Exª e dou a garantia ao Presidente de que nós faremos um grande trabalho, como fizemos em 2006, com a CPI da Pedofilia, em defesa das nossas crianças.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 53