Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecmento do presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Manaus, Antônio Levino da Silva Neto, no dia 21 de abril, aos 55 anos.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecmento do presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Manaus, Antônio Levino da Silva Neto, no dia 21 de abril, aos 55 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 56
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PRESIDENTE, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente... Primeiro eu quero agradecer, Senador Omar. Eu já estive na tribuna falando a respeito disso, porque também estamos aqui, tanto eu quanto o Senador Omar – e ele falará em seguida –, para registrar, Sr. Presidente, o falecimento, na última quinta-feira, de Antônio Levino da Silva.

    Levino, além de ser um dirigente do meu Partido, o PCdoB, desde sua adolescência, desde sua juventude, foi um grande companheiro, um grande amigo, com quem convivemos por mais de 30 anos, por quase 40 anos. Levino atualmente era membro da Direção Nacional do PCdoB, era presidente municipal do meu Partido na cidade de Manaus, um médico sanitarista, professor da Universidade Federal do Amazonas, assim como pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. E embora fosse uma pessoa com tanta projeção profissional, Sr. Presidente, não abria mão, em momento nenhum, de ter a sua militância política.

    Era um companheiro – e eu tive a oportunidade de dizer – que nunca ocupou nenhum mandato eletivo, mas sempre esteve na direção do PCdoB, ajudando a construir esse partido, porque tinha um objetivo, que era a construção de uma sociedade mais justa.

    Levino, eu comecei a conviver com ele, ele que é, de origem, do Mato Grosso, um mato-grossense que adotou o Estado do Amazonas para viver. Não apenas para viver, mas adotou o Estado do Amazonas para lutar por esse Estado e lutar pela sua gente.

    Então Levino, que foi um estudante, militante do movimento estudantil, continuou durante toda a sua vida a militar em favor daqueles que mais precisam.

    Eu quero aqui, Sr. Presidente, dizer que apresentei uma moção e falo em nome do meu Partido, falo em nome da Direção Nacional do PCdoB, que ontem, Senador Omar, num gesto de reconhecimento à valorosa contribuição que ele deu, passa a denominar a campanha nacional que nós estamos desenvolvendo, de estruturação partidária, de Campanha Antônio Levino da Silva Neto, o que para nós é uma homenagem não somente a ele, à sua família, à sua companheira Vanja, mas a todos os militantes do Partido Comunista do Brasil.

    Então eu encaminho a V. Exª, Sr. Presidente, encaminho à Mesa a moção de pesar pelo passamento, pelo falecimento de tão jovem... Levino tinha a minha idade. Entrou no hospital para operar uma hérnia. E V. Exª, que passou recentemente por um grave problema de saúde, Senador Eunício, sabe o que significa isso. V. Exª passou por um problema gravíssimo e saiu muito bem. Ele, ao contrário, faria e fez uma cirurgia eletiva, e de lá saiu sem vida. Então lamentamos.

    A família, tenho certeza, vai querer a apuração do que efetivamente aconteceu, para que outras pessoas não sofram o que essa família está sofrendo.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 56