Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecmento do presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Manaus, Antônio Levino da Silva Neto, no dia 21 de abril, aos 55 anos.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecmento do presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Manaus, Antônio Levino da Silva Neto, no dia 21 de abril, aos 55 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 57
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PRESIDENTE, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, a Senadora Vanessa há pouco falou do Antonio Levino, do que ele representou no Estado do Amazonas, principalmente para uma juventude e para muitos que ele conseguiu orientar muito bem.

    Bem, eu conheci o Antonio Levino na década de 80, ele chegado de Rosário do Oeste, em Mato Grosso do Sul. Ele e o irmão. Ele fazendo Medicina, e o irmão fazendo Odontologia. E tínhamos um amigo em comum, o Jorjão, que era um militante e que tinha uma relação de amizade... E eu nunca mais vi o Jorjão, mas sei que ele está em Rosário do Oeste, em Mato Grosso do Sul, e é formado em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas.

    O Antonio Levino era uma pessoa diferenciada, uma pessoa que ouvia, que nunca se alterava. Dificilmente alguém conseguia ter raiva do Levino, porque ele era uma pessoa do bem. E, sendo do bem, formou uma bela família, com a Vanja e suas duas filhas.

    E eu faço esse requerimento. Que chegue à sua esposa, às suas filhas, ao Comitê Regional do Partido Comunista do Brasil no Estado do Amazonas e à Reitora Márcia Perales, da Universidade Federal do Amazonas, onde ele dava aulas como professor de Medicina.

    Mas, além disso, não pela formação acadêmica dele, mas pela formação humana, Antonio Levino merece todos os nossos respeitos. Os meus principalmente, porque foi um colega meu, um companheiro meu, um camarada meu. Atuou comigo e tivemos vários embates pela redemocratização do País. Era uma pessoa forte, corajosa, mas com uma ternura muito grande. Uma ternura que orientou várias gerações no meu Estado.

    É uma perda muito grande para todos nós. Estivemos várias vezes em lados opostos, em lados comuns, mas o respeito nunca se acabou.

    O Levino, prematuramente, nos deixa. Por isso, em meu nome, pelo conhecimento que tive de Antonio Levino, pela pessoa que era, quero aqui prestar essa homenagem no Senado Federal.

    E, se estou aqui hoje... Eu tenho certeza de que o Levino contribuiu, na minha juventude e em nossas lutas, para que eu estivesse aqui hoje. Foi uma pessoa do bem, e tenho certeza absoluta que estará em um lugar melhor ainda, mas deixa uma esposa e suas duas filhas.

    Espero que o legado que o Levino deixou para todos nós seja perpetuado na luta dele, incansável, pela melhoria da qualidade de vida, por uma sociedade mais justa e, principalmente, por nunca ter se afastado daquilo que acreditou. E acreditou fazendo o bem; o bem que, com certeza, muitos de nós reconhecemos hoje, com a sua partida.

    Então, Levino, eu não sei onde você está agora – com certeza, em um lugar melhor. Um abraço fraterno de uma pessoa que lhe quis bem a vida toda e que tinha a mesma recíproca.

    Por isso, peço que seja aprovado esse requerimento e que seja encaminhado ao Partido Comunista do Brasil, Regional Amazonas, à Reitora da Universidade Federal do Amazonas, Profª Márcia Perales, e aos seus familiares.

    É o mínimo que podemos fazer neste momento, para que possamos reconhecer o grande trabalho que Antonio Levino fez em nosso Estado e, principalmente, pelo Brasil, na sua redemocratização.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 57