Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à agressão sofrida por um grupo de indígenas manifestantes, ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Repúdio à agressão sofrida por um grupo de indígenas manifestantes, ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 60
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • REPUDIO, AGRESSÃO, VITIMA, GRUPO, INDIO, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, ESPLANADA (BA), MINISTERIOS, BRASILIA (DF).

    O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu gostaria de fazer um registro triste.

    Ainda mais cedo, um grupo de indígenas que se manifestava pacificamente aqui, na Esplanada, foi atacado com bomba, de uma forma absolutamente desnecessária, porque, se há povo pacífico, tranquilo e da paz, são os povos indígenas. A agressividade é nossa, a agressividade é desta sociedade ocidental e cristã que os agride permanentemente, agrediu-os no passado e continua agredindo no presente. Foi desnecessária a atividade. Eles estavam distantes do Congresso Nacional, bastante distantes. Não havia qualquer possibilidade de eles ameaçarem quem quer que seja. A atitude foi uma atitude grotesca, uma atitude violenta, agressiva. E pessoas estavam acompanhando de dentro do Parlamento, de dentro do Senado, um grupo de jornalistas, todos acompanharam o que aconteceu. Realmente foi uma atitude desnecessária.

    Aqui vai o meu repúdio a essa agressão aos povos indígenas do Brasil, principalmente no momento em que eles lutam para preservar o direito às suas terras e também preservar as suas próprias vidas.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 60