Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização da manifestação "Caravana da Vida", no dia 24 de abril, em Vila Velha-ES.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO SOCIAL:
  • Registro da realização da manifestação "Caravana da Vida", no dia 24 de abril, em Vila Velha-ES.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 60
Assunto
Outros > MOVIMENTO SOCIAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, VILA VELHA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), OBJETIVO, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO, ABORTO, REJEIÇÃO, LIBERAÇÃO, DROGA, JOGO DE AZAR.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, quero fazer um registro.

    Ontem, como toda segunda-feira, nós tivemos a Caravana da Vida, num bairro muito grande de Vila Velha chamado Região 5 ou Terra Vermelha, onde estavam milhares e milhares de pessoas. A Caravana da Vida é conclamada para que nós possamos nos fortalecer na luta pela vida e na luta pela paz.

    Não existe lugar mais violento que outro. Antigamente se dizia que Terra Vermelha era um lugar violento da Grande Vitória. Bobagem! A violência está nos grandes centros. Aqueles que estão cometendo crime estão morando muito bem. Há uma crise de autoridade no Brasil que tem nos levado a viver amedrontados sem ocupar as ruas. Mas Terra Vermelha é um lugar de gente simples, de imigrantes do Nordeste e de outros lugares do Brasil, pessoas trabalhadoras, famílias de bem, gente religiosa.

    Fizemos um movimento de milhares de pessoas, proclamando o nosso compromisso na luta contra o aborto, nossa luta contra a legalização das drogas, nossa luta contra a aprovação da jogatina no Brasil, que nada mais é do que tornar este País o paraíso da contravenção para se lavar dinheiro do narcotráfico, dinheiro da corrupção.

    O Brasil está atento, está esperto para todas essas coisas. E ontem, Sr. Presidente, nesse grande movimento com milhares de pessoas, eu pude chamar a atenção dos pais e das mães para o jogo da Baleia Azul, que está no Facebook e está no celular dos filhos e das filhas. E eles estão carregando para as escolas e estão sendo iludidos. A minha palavra a mães e pais é que é preciso ter cuidado com as redes sociais dos seus filhos. Pai e mãe não podem deixar filho navegar na internet até de madrugada. O computador de casa tem que estar onde pai e mãe possam ver. E pai e mãe têm de, minimamente, conhecer com quem seus filhos falam.

    A razão de esses jovens terem se metido nesse jogo chamado Baleia Azul, nesse poço de crimes... Há muitos jovens envolvidos, e nós tratamos essa questão ontem, quando eu dizia que um jovem, uma criança, um adolescente que se envolve no jogo da Baleia Azul, quando chega ao item 3 ou 4 – são 40! –, amedrontado, tem queda no seu rendimento na escola. Há casos de adolescentes já saindo da fase de adolescência que voltam a fazer xixi na cama, na fase da adolescência! Cai o rendimento, fica enclausurado dentro de um quarto, não quer mais ir à escola, tem medo, para de comer, começa a definhar. A família começa a achar estranho, mas não sabe de onde vem.

    Eu fui dar orientações sobre isso, Sr. Presidente, como faço toda segunda-feira em praça pública. Quero agradecer à Polícia Militar do meu Estado, que lá esteve. Foi um movimento de milhares de pessoas, sem uma ocorrência policial, sem uma garrafa de bebida no chão, sem o resto de papelote de cocaína ou uma bagana de maconha no chão. Sem violência, milhares e milhares, milhares e milhares, nas ruas toda segunda-feira.

    Falamos do abuso, falamos dessa CPI que V. Exª leria hoje, Senador Eunício. Hoje havia uma expectativa, no Brasil, para a leitura dessa CPI, o que V. Exª acabou de fazer, para os maus-tratos infantis. Uma CPI, com o poder de polícia e justiça que tem, pode tornar-se o braço dos inquéritos que estão parados nas delegacias e das denúncias que estão no Ministério Público, porque o retorno judiciário é muito demorado, e, em alguns casos, seletivo, e que nós faremos acelerar.

    Por isso, Sr. Presidente, quero saudar os meus amigos que estiveram nesse evento: o Irmão Lázaro, que é um cantor gospel; Marquinhos Gomes; o Gian e o Giovani, da dupla Gian e Giovani, que lá estiveram com milhares; a Perla; a minha esposa, a cantora Lauriete; eu também...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ... Karla Malta, minha filha mais nova, que também é artista do mundo gospel. E havia milhares de pessoas, como em toda segunda-feira, para proclamarmos a vida, para chamarmos a atenção, fazermos um grande elo...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) – ... desfraldando a bandeira de valores, que nós acreditamos seja a redenção deste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 60