Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à agressão sofrida por um grupo de indígenas manifestantes, ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Repúdio à agressão sofrida por um grupo de indígenas manifestantes, ocorrida na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 64
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Indexação
  • REPUDIO, AGRESSÃO, VITIMA, GRUPO, INDIO, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, ESPLANADA (BA), MINISTERIOS, BRASILIA (DF).

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria reiterar aqui o que já foi o protesto feito pelo Senador João Capiberibe, em decorrência dos lamentáveis acontecimentos ainda há pouco, na porta do Congresso Nacional, contra diferentes povos indígenas.

    Sr. Presidente, como se não bastasse os povos indígenas estarem, durante o Governo Temer, sendo ameaçados de todas as formas nos seus direitos, com redução de direitos, com ameaças por parte de mineradoras nas suas reservas demarcadas, como se não bastassem as ameaças de propostas que tramitam nesta Casa contra os povos indígenas, veja que uma manifestação pacífica desses povos, ainda há pouco, na frente do Congresso Nacional, foi violentamente reprimida.

    Eu quero repudiar essa forma de tratar a relação dos povos indígenas, das populações originárias, conosco; a forma como o Congresso Nacional tem tratado e estabelecido a relação com eles; e a forma arbitrária como as manifestações justas e legítimas deles foram tratadas na frente do Congresso Nacional.

    Esta terra em que nós estamos teve donos originários. Outros estavam aqui antes da chegada do branco europeu. Isso não é forma, não é padrão de tratamento! A política adotada pelo Governo do Sr. Michel Temer tem sido de redução de direitos e de ameaça de extinção de instituições quase que cinquentenárias dos direitos desses povos, como é o caso da Funai.

    Portanto, a reação desmedida, injustificada, violenta contra a manifestação pacífica e legítima dos povos indígenas na frente do Congresso Nacional merece o nosso mais veemente repúdio, porque é um desrespeito, em especial, à nossa identidade e à nossa história.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 64