Pronunciamento de Eunício Oliveira em 25/04/2017
Fala da Presidência durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Esclarecimentos sobre o incidente ocorrido na Esplanada dos Ministérios envolvendo um grupo de manifestantes indigenas e registro de que não houve participação da Polícia do Senado Federal no episódio.
- Autor
- Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
- Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Esclarecimentos sobre o incidente ocorrido na Esplanada dos Ministérios envolvendo um grupo de manifestantes indigenas e registro de que não houve participação da Polícia do Senado Federal no episódio.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 69
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- COMENTARIO, RESPONSABILIDADE, AGRESSÃO, VITIMA, GRUPO, INDIO, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, ESPLANADA (BA), MINISTERIOS, BRASILIA (DF), REGISTRO, AUSENCIA, ATUAÇÃO, POLICIA, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Bom, primeiro eu quero deixar bem claro que não houve nenhuma orientação e não houve nenhuma agressão da Polícia do Senado Federal. Não houve nenhuma agressão e nenhum movimento da Polícia do Senado Federal. E, assim que fui procurado por alguns Senadores, me propus a receber uma comissão de indígenas para dialogar. Esta Casa é a Casa da conversa, é a Casa do diálogo, e é aqui que nós devemos fazer, obviamente ordenadamente, sem nenhum tipo de confronto, o diálogo. Então, esta Presidência – e esta Casa – nunca deixou de estar aberta ao diálogo.
A semana passada nós tivemos aqui agressões, vidros quebrados, mas, mesmo assim, a Presidência não determinou nenhum ato de violência da Polícia do Senado. Pelo contrário, a Polícia Federal Legislativa do Senado Federal tem se comportado e tem se portado como verdadeiros democratas. Obviamente, com a responsabilidade de proteger a todos nós e ao patrimônio nacional, a que pertence o Congresso Nacional, mas sem nenhum tipo de agressão. E jamais esta Presidência determinaria qualquer tipo de agressão ao povo indígena, que deu origem a todos nós brasileiros.
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Humberto Costa.